4. Orientações às Paróquias localizadas no Município de Goiânia

15/03/2021

Orientações às Paróquias localizadas no Município de Goiânia

Orientações às Paróquias localizadas no Município de Goiânia - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

Diante das novidades trazidas PARA O MUNICÍPIO DE GOIÂNIA, pelo Decreto Municipal nº 1.187, de 19 de junho de 2020, alterado pelo Decreto Municipal nº 1.601, de 13 de março de 2021, que dispõe sobre as medidas para o enfrentamento e a prevenção da COVID-19 no âmbito do Município de Goiânia e, tendo em vista o decreto estadual ainda vigente, apresentamos as seguintes orientações:

• Pelos próximos 14 (quatorze) dias as celebrações da Santa Eucaristia acontecerão sem a participação presencial dos fiéis. As igrejas, contudo, deverão permanecer abertas para orações individuais, principalmente, a adoração ao Santíssimo Sacramento, em especial devoção pelo fim da pandemia.

• Os padres estarão, dentro das reais possibilidades, disponíveis para o atendimento individual de confissões, assistência espiritual, aconselhamento, conforto e atendimento aos enfermos.

• Todas as atividades pastorais que não sejam urgentes ou estritamente necessárias devem permanecer suspensas.

Dirijo-me a vós, queridos irmãos sacerdotes, diáconos, consagrados e consagradas, a todos os fiéis leigos e, enquanto agradeço o vosso empenho em manter viva a comunhão eclesial nestes tempos de pandemia, peço-vos que sigais as instruções com a alma calma e confiante. A situação em que vivemos desafia-nos como cidadãos e como cristãos. Peço que respeitemos e protejamos a vida humana, o bem da saúde, a nossa e de quem vive ao nosso lado, a começar, precisamente, por aqueles que, pela sua idade, são mais frágeis e correm maior risco.

Unamo-nos na oração em favor dos enfermos e suas famílias, bem dos profissionais da saúde, médicos e enfermeiros, que estão na linha de frente para enfrentar a pandemia. Rezemos pelo fim desta pandemia, ofereçamos ao Senhor, em espírito de sacrifício e participação em sua cruz, em mais este momento de tristeza e dor, tanto para o coração dos fiéis, como dos seus pastores; permaneçamos firmes na certeza de que o Senhor nos conduz neste deserto e nos alimenta com sua Palavra até chegarmos novamente à graça de participarmos plenamente de sua mesa e recobrarmos a vida em comunidade.

Dom Washigton Cruz, CP
Arcebispo Metropolitano de Goiânia