4. Lectio Divina 2021

Lectio Divina 2021

Primeira noite da Lectio Divina: Jesus é tentado no deserto

Lectio Divina 2021 - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

A noite do dia 19 de fevereiro, sábado, foi marcada por forte momento de espiritualidade com a experiência da Lectio Divina, leitura orante da Palavra de Deus, na Paróquia Universitária São João Evangelista. A iniciativa desta celebração, que completa 18 anos, foi de Dom Washington Cruz com o Setor Juventude e possui, como intuito especial, o desejo de reunir e de aproximar os jovens das diversas paróquias da Arquidiocese de Goiânia durante os sábados da Quaresma.

Neste ano, sob a orientação do padre Luiz Henrique, as reflexões seguem os Evangelhos do domingo e serão realizadas dentro de uma dinâmica que levará os participantes à intimidade com Deus. Nesse sentido, as atividades serão feitas por meio da leitura, da escuta, da oração, da reflexão, da contemplação e da Adoração ao Santíssimo Sacramento, sempre permeadas por canções que favorecem a proposta da celebração. Esse modelo de oração, tendo como foco a Palavra de Deus, auxilia a vivência da Quaresma, pois para vivê-la intensamente, precisamos nos aproximar de Deus. A proximidade com ele, com os sacramentos e com a liturgia leva-nos a vivenciar, de uma forma mais profunda, a Semana Santa, pois a Lectio Divina nos prepara para viver bem os mistérios litúrgicos deste tempo, tempo forte da Igreja.

Algumas perguntas auxiliam a vivência da Lectio Divina: “O que diz a Palavra, em sua essência? O que diz a Palavra para mim? O que a Palavra me faz responder ao Senhor? O que a Palavra faz em mim?” Por meio dessas questões, os participantes são conduzidos à reflexão, a abrir os ouvidos e o coração diante do Senhor, a fim de se converterem ao caminho de intimidade com ele, renovando-se na fé, no serviço e no amor, também, aos irmãos e irmãs. Dentro desse cenário, o Evangelho meditado neste primeiro sábado da Lectio foi o de São Marcos 1,12-15, que narra “de forma suscinta e direta”, de acordo com o padre, a ida de Jesus ao deserto, onde foi tentado por satanás e o início do anúncio do Evangelho na Galileia.

Padre Luiz Henrique explicou sobre a realidade do tempo que permeia nossa história de salvação, o Cronos e o Kairós. O primeiro é a invenção do homem para medir e determinar os eventos que acontecem na história. O segundo é o tempo da graça de Deus, em que não existe o antes e o depois, pois Deus é eterno. No versículo 15, do Evangelho, Jesus afirma que “o tempo já se completou e o Reino de Deus está próximo”. Essa é a conclusão: Cristo vem, de novo, em sua Glória, para que o homem, em seu caminho da história, possa encontrar o caminho da Salvação. A base de todas as práticas penitenciais, bem como a luz do caminho quaresmal, é a palavra de Deus. O papa Francisco destaca que a “Palavra é dom”. Deus nos fala por meio dela. A Lectio Divina é um convite constante da Igreja e é indicada inclusive à prática diária. Tendo isso em vista, a ação concreta/compromisso para a primeira semana foi a de leitura e de meditação do Evangelho do dia por, no mínimo, 15 (quinze) minutos. Durante todos os encontros são oferecidos, também, orientação vocacional e atendimento de confissão.

Evento: Lectio Divina 2021

Data: Todos os sábados da Quaresma

Local: Paróquia Universitária São João Evangelista

Horário: 19h30

Neste ano, devido à pandemia e atendendo à solicitação dos órgãos de saúde, a Lectio Divina está acontecendo de forma presencial (com número reduzido de pessoas) e de forma on-line pelo canal do Youtube do Setor Juventude (www.youtube.com/SetorJuventudeGyn) e pelo canal da Arquidiocese de Goiânia (www.youtube.com/ArquidiocesedeGoianiaOficial).

É indispensável o agendamento e a apresentação do ticket, a cada sábado da Lectio Divina. Para garantir a sua participação, registre o seu interesse no seguinte link: (https://cutt.ly/Nlmi3Xs).

Tenha atenção ao cumprimento das medidas de segurança neste tempo de pandemia.

Caso queira comparecer de forma presencial, use máscara e realize os procedimentos solicitados (medição da temperatura, higienização das mãos e sapatos, distanciamento social nos bancos, etc.).

Fernanda Freitas