4. 50 anos da Escola Dom Fernando

18/01/2021

50 anos da Escola Dom Fernando

50 anos da Escola Dom Fernando - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

Como vimos anteriormente (na matéria Jubileu de Ouro), a Escola Dom Fernando foi criada pelo primeiro arcebispo da Arquidiocese de Goiânia e, por isso, a escola leva seu nome. Falamos ainda que a escola atendia em tempo integral. Oferecia, além das aulas regulares, aulas de artesanato e agropecuária. É importante lembrar que a Escola Agroindustrial foi a primeira que teve a Arquidiocese de Goiânia como mantenedora.

Ao longo dos anos, a unidade de ensino passou por muitas mudanças. Com a evolução e o crescimento, a instituição foi se adaptando à realidade da região. Como já sabemos, inicialmente, a escola foi nomeada de Escola Agroindustrial. Porém, em 1995, ela passou a se chamar Escola Dom Fernando.

Com a saída de Dom Fernando, a escola passou a ser administrada por um grupo de leigos, que mantiveram o convênio com o governo do Estado de Goiás. A partir de 2015, a escola começou a perder gradativamente esse convênio. Em decorrência disso, no ano de 2017, o estado encerrou sua parceria com a instituição para o ensino da 1ª fase, isto é, do 1º ao 5 ano do Ensino Fundamental. Ainda em 2017, a escola recebeu seu primeiro diretor representante da Arquidiocese de Goiânia, o padre Vitor Simão.

Na próxima matéria, saiba como foi a gestão do padre Vitor e as mudanças que o sacerdote aplicou na escola.

Suzany Marques