4. O leigo e o papa Francisco

22/11/2020

O leigo e o papa Francisco

Caros irmãos leigos, não queiramos ser um membro da Hierarquia da Igreja

O leigo e o papa Francisco - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

Estamos assistindo com frequência assustadora a ofensas e ataques que o papa Francisco vem sofrendo de católicos leigos em todo o Brasil. Logo nós, os católicos, dos quais se espera, no mínimo, uma postura respeitosa com o vigário de Cristo na terra.

Alguns argumentam “O papa não é infalível! Ele erra!”, outros dizem “Precisamos defender o papado e não o papa” e por aí vai... Sim! O papa erra como qualquer outro ser humano e o papado realmente não se confunde com a pessoa do papa, mas é, no mínimo, uma atitude pouco inteligente acreditar que as críticas e agressões ao papa não atingem diretamente a Igreja e, consequentemente, o próprio Cristo.

Existem três comportamentos que se repetem com frequência nas críticas feitas ao papa: muitas críticas se dão em função “daquilo que dizem que o papa disse”, ou seja, especulações e fofocas; outras críticas são feitas por causa “daquilo que o papa deveria ter dito e não disse”, ou seja, simples opiniões; e muitas conclusões injustas se baseiam em recortes indevidos de fotos e vídeos de encontros oficiais entre o papa e outras autoridades, que não refletem a realidade do momento, ou seja, fakes, como aconteceu com uma famosa foto que mostra Francisco sorrindo ao receber um crucifixo no formato de uma foice e um martelo do comunista Evo Morales.

Sobre isso, a Lumen Gentium nos dá um bom conselho: “Os leigos (...) procurem aceitar com prontidão e obediência cristã tudo o que os sagrados pastores, como representantes de Cristo, no exercício da sua função de mestres e governantes estabelecerem na Igreja” (LG 37).

Mas talvez o melhor conselho venha de Santa Catarina de Sena, a única leiga doutora da Igreja. Nesta fala direcionada a moradores do povoado de Sena ela diz como deve ser o comportamento de um fiel em relação ao papa.

“Quem, como membro infecto, rebela-se contra a Santa Igreja e contra nosso Pai, o Cristo na Terra, cai no domínio da morte, porque o que se faz ao Vigário de Cristo faz-se ao próprio Cristo. (...) Admito que muitos imaginam não ofender a Deus agindo assim, e que enquanto perseguem a Igreja e seus pastores se desculpam alegando que eles são maus e autores de toda sorte de dano. Mas digo-vos que Deus quer e manda que, apesar de o Cristo na terra e os outros pastores serem diabos encarnados, submetamo-nos igualmente e os obedeçamos. Não por causa de suas pessoas, senão por obediência a Deus, pois o papa é o vigário de Cristo”.

Caros irmãos leigos, não queiramos ser um membro da Hierarquia da Igreja. Vamos agir como leigos! Será que não confiamos na Hierarquia para cuidar da Sã Doutrina? Será que críticas em redes sociais, ofensas públicas e até xingamentos resolverão alguma coisa? Agindo dessa forma estamos traindo a vocação que Cristo nos confiou. A nossa missão é realizada no mundo e nas nossas famílias. Para governar a sua Igreja, Cristo escolheu doze apóstolos e entregou as chaves a Pedro.

Hugo Prudente
Coordenador do IDES ( Instituto Católico de Desenvolvimento Empresarial e Social)