4. Ordens Sacras

23/10/2020

Ordens Sacras

Arcebispo admite seminaristas às ordens sacras, em celebração no Seminário

Ordens Sacras - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

Na solenidade de Nossa Senhora Aparecida, aconteceu, no Seminário Interdiocesano São João Maria Vianney, a admissão às ordens sacras dos seminaristas: Fabrício Santana de Souza, Guilherme da Silva Cunha, Lucas Rodrigues Lopes e Magno Valim Macena, da Arquidiocese de Goiânia; Uoxinton da Silva Carvalho, da Diocese de Barreiras (BA); Erick Menezes Silva, da Diocese de Itumbiara; e, da Diocese de Rubiataba-Mozarlândia, Rubens Galdino de Souza Filho.A celebração foi presidida por Dom Washington Cruz.

Em sua homília, Dom Washington ressaltou a importância de Nossa Senhora para a humanidade, relembrou a aparição da singela imagem no Rio Paraíba e que a Mãe de Deus quis aparecer de forma simples aos pobres pescadores. Nossa Senhora Aparecida, com sua cor negra, identificava-se com os escravos daquela época e com os excluídos de hoje, escolheu aquela terra para derramar suas bênçãos sobre todo o Brasil. Maria ensina-nos que devemos estar atentos às necessidades e aos sofrimentos dos nossos irmãos e colaborar na construção de uma sociedade mais digna para todos.

A admissão é o momento em que a Igreja acolhe o seminarista como candidato ao presbiterado. No rito, o seminarista manifesta sua vontade de se entregar a Deus e à Igreja no exercício do ministério sacerdotal e a Igreja responde, por meio da bênção do bispo, confirmando-o como candidato ao sacerdócio. Por seu caráter espiritual e eclesial, esse ato marca de maneira significativa o processo formativo do seminarista.

O reconhecimento se dá por meio de um rito obrigatório, segundo o direito canônico, em que o seminarista é chamado, pela Igreja, a concluir sua formação em vista do sacerdócio. Nela se dá o reconhecimento oficial da sua vocação. Por esse motivo, o candidato deve cultivar de forma mais intensa sua vocação e obedecer de forma incondicional a vontade de Deus que o chamou.

Seminarista Magno Valim