4. 90 anos de vida do Monsenhor Lino Dalla Pozza

25/09/2020

90 anos de vida do Monsenhor Lino Dalla Pozza

“Que Deus perdoe os meus pecados e me ajude a perseverar até o fim”

90 anos de vida do Monsenhor Lino Dalla Pozza - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

Monsenhor Lino Dalla Pozza completou, no dia 23 de setembro, 90 anos de idade. Italiano natural de Vicenza, é o filho do meio de nove irmãos e gêmeo de Línea. Criado dentro de uma família de católicos, na infância ele foi coroinha. Nos primeiros anos como seminarista externo, ele pedalava 3km para estudar e só foi morar no seminário quando iniciou a fase do estudo propedêutico.

Lino foi ordenado padre no dia 25 de junho de 1961, e começou sua caminhada pastoral na Paróquia Sagrado Coração de Esquio, ainda na Itália. Dez anos após sua ordenação, fez um curso preparatório para o Seminário na América Latina e, em seguida, veio em missão para o Brasil.

Viajou durante duas semanas de navio, até chegar ao Brasil, em 1976. No país, foi recebido pelo então bispo da Diocese de Ipameri, Dom Gilberto Pereira Lopes. Nos primeiros anos em Goiás, passou pelas cidades de Orizona, Goiandira, Nova Aurora, Catalão, Corumbaíba, Caldas Novas, Ipameri, Três Ranchos, até que teve que retornar para Itália.

Depois de um tempo em seu país, ele voltou ao Brasil a pedido de Dom Washington Cruz. Nessa época, trabalhou na Paróquia São João Batista, em Aparecida de Goiânia, e contribuiu no Seminário São João Maria Vianney, ministrando aulas de italiano e latim. Monsenhor Lino passou ainda pelas Paróquias São Leopoldo Mandic, no Setor Jaó, e São João Batista, em Senador Canedo. Depois, foi trabalhar no Seminário Santa Cruz, onde mora até hoje.

Teovânio Santos Moreira é paroquiano da Paróquia São João Batista, de Aparecida de Goiânia. Ele já participava da vida da comunidade, quando monsenhor Lino passou por lá. O rapaz descreve o padre como uma pessoa alegre e brincalhona, que adorava ajudar a comunidade. Teovânio relembra, ainda, como o padre sempre buscava novos jovens que pudessem doar sua vida a Cristo, por meio do trabalho eclesial. “Ele sempre foi muito focado em conseguir novos discípulos para a Igreja. Era muito comum, quando eu chegava para a missa e ao pedir a bênção, levava um leve tapa no rosto com a pergunta: ‘E você, quando vai para o seminário?’”.

Embora a idade esteja avançada, monsenhor Lino faz questão de não se aposentar para as coisas de Deus. “Nós, que trabalhamos muito, não aposentamos. A fé não se aposenta, é um compromisso de vida, colaboração e participação comunitária. Então, a gente vive e convive com essa realidade. A vida continua.” O padre comenta também que tem muito tempo livre para praticar atividades prazerosas que o faz se sentir vivo. “Hoje, eu posso rezar mais e melhor, ler mais e assistir televisão. Sou fã da TV Canção Nova. Isso me faz sentir vivo e presente numa Igreja que é empenhada e caminha.” Para o futuro, o padre só deseja uma coisa. “Que Deus perdoe os meus pecados e me ajude a perseverar até o fim”, finaliza.

Missa em Ação de Graças

Para celebrar os 90 anos de vida do monsenhor Lino, foi realizada uma missa no Seminário Santa Cruz. O sacerdote recebeu uma homenagem de seus sobrinhos, diretamente da Itália. A celebração foi presidida pelo arcebispo de Goiânia, Dom Washington Cruz. Concelebraram o bispo auxiliar de Goiânia, Dom Moacir; Dom Dilmo Franco, bispo auxiliar de Anápolis. Estiveram presentes os padres responsáveis pelo seminário, Pe. Pedro Fleury, Pe. David e Pe. Genésio, que já foi coroinha de monsenhor Lino. A missa contou ainda com a presença dos seminaristas.

Suzany Marques