4. Preparação para o matrimônio em tempos de pandemia e pós-pandemia

04/08/2020

Preparação para o matrimônio em tempos de pandemia e pós-pandemia

Pastoral Familiar da Arquidiocese de Goiânia

Preparação para o matrimônio em tempos de pandemia e pós-pandemia - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

Neste tempo em que a pandemia da covid-19 trouxe muitas restrições para as atividades de evangelização, fomos chamados a descobrir novos métodos de evangelização e cuidado na preparação para a vida matrimonial daqueles que desejam receber o Sacramento do Matrimônio. Não é apenas adaptar o que se tinha presencialmente e fazê-lo através de alguma mídia (palestras, conferências etc.). Mas realmente descobrir como tornar próximo e personalizado o acolhimento e o acompanhamento (mais do que formação teórica) dos noivos.

Papa Francisco disse-nos: “Estou persuadido de que é necessário um verdadeiro catecumenato para o Sacramento do Matrimônio, e não se limitar a fazer a preparação mediante duas ou três reuniões e depois ir em frente” (Discurso aos participantes no curso sobre o novo processo matrimonial, 25 de fevereiro de 2017). Já o Sínodo da Família realizado em duas edições (2014 e 2015) apontava o caminho da preparação para a vida do matrimônio dentro de um Itinerário Vivencial de Acompanhamento Personalizado, a partir de um processo de “Catequese Pré-Matrimonial”, fugindo da realidade de cursos e encontros com grande número de casais. Valeria a pena refletir sobre cada uma dessas palavras!

A própria Pastoral Familiar Nacional, sob a tutela dos Bispos do Brasil e assessoria especializada, tem fornecido, no espírito do Sínodo da Família, materiais com conteúdo e dinâmicas para a realização desse acompanhamento. É importante reforçar que a palavra é sempre acompanhamento e não cursos.

Em razão das situações criadas pela pandemia, a Coordenação da Pastoral Familiar, através de agentes que estão em diversas paróquias, procurou disponibilizar encontros personalizados pelas plataformas digitais, com o empenho de adequar a disponibilidade dos noivos, numa bela atitude dos casais catequistas que os acolhem.

A Pastoral Familiar tem utilizado para esse acompanhamento digital (porque, às vezes, o digital pode gerar verdadeira proximidade quando o encontro é personalizado) diversas ferramentas (Skype, Whats App e outras plataformas gratuitas). Tudo isso sem procurar reduzir as exigências, o tempo e o conteúdo a ser trabalhado em parceria com os casais. Nem sempre facilitar demais é caminho de verdadeiro amor a quem servimos. Precisamos entender que a exigência é fruto do amor comprometido de quem recebe e de quem oferece, como lembra Padre Caffarel: “O teu amor sem exigência me diminui, a tua exigência sem amor me revolta, o teu amor exigente me engrandece” (L´Anneau d´Or. Paris, maio de 1956).

Convidamos todos vocês a conhecerem essa proposta da Igreja, através da Pastoral Familiar. Sacerdotes, diáconos, agentes, casais interessados. É tempo de cuidar! É tempo de evangelizar!

Se você deseja conhecer melhor este projeto ou preparar-se para a vida matrimonial através deste itinerário acompanhado, entre em contato com a Pastoral Familiar da Arquidiocese de Goiânia:

Casal Coordenador:  Antônio Roberto Gomes e Francisca Aparecida de Barcelos Gomes
Telefones: (62) 98115-4802/98196-7081/3207-2731
E-mail: pfarquidiocesegoiania@gmail.com