4. Santa Casa inaugura Sala de Humanização para enlutados pelas vítimas da pandemia

28/07/2020

Santa Casa inaugura Sala de Humanização para enlutados pelas vítimas da pandemia - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

Com a bênção de Dom Levi Bonatto, bispo auxiliar da Arquidiocese de Goiânia, foi inaugurada a Sala de Humanização de Contextos de Óbitos pela covid-19, no hospital Santa Casa de Misericórdia de Goiânia, na manhã do dia 20 deste mês, em solenidade on-line. Essa sala tem como objetivo humanizar o processo de reconhecimento e despedida do corpo pelos familiares de vítimas da covid-19. Trata-se de ambiente preparado com as normas de precaução quanto à contaminação pelo coronavírus, com um vidro isolando os falecidos dos enlutados.

Para as vítimas da pandemia, os rituais fúnebres não podem ocorrer. Assim, família e amigos não vêm o corpo, não se despedem e ficam sem possibilidade de ter o suporte social e emocional que o velório proporciona. Tudo isso pode dificultar o processo do luto, segundo o psicólogo Roberto Ribeiro, responsável técnico pelo Setor de Psicologia da Santa Casa. “Percebemos esta demanda no apoio a contexto de óbitos por covid-19 no hospital e corremos atrás de organizar um lugar que fosse preparado para dar aos familiares o direito de reconhecer o corpo dos seus entes queridos que partiram e se despedir, contando com o acolhimento de uma equipe multiprofissional. Com a criação desse contexto de acolhimento e humanização, estamos contribuindo para um luto menos sofrido, para uma melhor elaboração desse luto e a redução do seu impacto psicossocial”, relatou o psicólogo.

A inauguração da Sala de Humanização contou com a participação dos superintendentes geral, técnico e administrativo, respectivamente, Dra. Irani Ribeiro de Moura, Dr. Pedro Ivandosvick Cordeiro de Oliveira e Dr. Irondes José de Morais. Também participaram representantes dos setores de psicologia, voluntariado, assistência social e manutenção. O quadro gestor da Santa Casa de Misericórdia de Goiânia (SCMG) é presidido pelo arcebispo metropolitano, Dom Washington Cruz, e tem como vice-presidente o bispo auxiliar, Dom Levi Bonatto.

Por: Eliane Borges