4. Somos UM- Toda Vida nos Toca

Momento de oração pelas vítimas da covid-19

Somos UM- Toda Vida nos Toca - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

A Iniciativa

A Arquidiocese de Goiânia, compadecida do sofrimento de tantas famílias que perderam seus entes queridos, vítimas da covid-19, promoverá, às 15h05 do dia 16 de julho, um momento de oração por essas pessoas, suplicando a Deus o conforto para os familiares e a felicidade eterna para os falecidos. Às 15h, os sinos de nossas igrejas tocarão, chamando os fiéis a um momento de oração e homenageando os irmãos e irmãs que partiram na esperança da ressurreição.

Que Nossa Senhora do Carmo nos acompanhe neste momento de prece com sua intercessão infalível e com sua solidariedade junto às famílias que sofrem as dores que ela mesma compartilhou em sua vida terrena.

Após o soar dos sinos, rezaremos o Terço da Misericórdia, unidos pelas redes sociais da Arquidiocese, na consciência de que partilhamos uns com os outros as esperanças e as alegrias, mas também nossas dores e saudades, pois em Cristo Somos Um.

Quando?

Dia 16 de julho – Dia de Nossa Senhora do Carmo

15h – Badalar dos sinos das igrejas da nossa Arquidiocese por 5 minutos (locução introdutória)

15h05 – Início do Terço da Misericórdia conduzido por Dom Moacir (do Carmelo da Santíssima Trindade e da Imaculada Conceição)

Inspiração Nossa Senhora do Carmo:

“Como aos pés da cruz, Maria também participa do sofrimento de cada filho e os escuta (...) Recordemo-nos que nosso lugar é sempre ao lado de Jesus, mesmo quando a dor vier nos visitar” (Frei Juliano Luiz da Silva, O. Carm. – Roma, 16 de julho de 2019).

Inspiração badalar dos sinos:

Trecho da bênção dos sinos

“Derramai, Senhor, sobre esta água a bênção celeste e fazei descer sobre ela a virtude do Espírito Santo, para que, tendo sido rociado com ela este vaso, destinado a convocar os filhos a Santa Igreja, dos lugares onde ressoar este sino, se afaste para longe a virtude das ciladas dos inimigos, a sombra dos fantasmas, a violência dos turbilhões, os golpes dos raios, os estragos das trovoadas, os desastres das tempestades e todos os espíritos das procelas; e, ao ouvirem a sua voz os filhos dos cristãos, aumente intensamente a devoção para que, correndo para o grêmio da sua piedosa mãe, a Santa Igreja, vos cantem na assembleia dos Santos um cântico novo, que reproduza o som vibrante da trombeta, a melodia do saltério, a suavidade do órgão, a exultação do tambor, a alegria do címbalo, para que, no templo santo da Vossa glória possam com suas homenagens e preces convidar a multidão do exército dos Anjos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, que Convosco vive e reina na unidade do Espírito Santo de Deus, por todos os séculos dos séculos.”

Participação das paróquias:

• As paróquias devem acionar o toque dos sinos no horário indicado (15h) durante o período de 5 minutos em homenagem aos falecidos na pandemia.

• As paróquias podem convocar os fiéis a algum gesto concreto durante o dia (um pano branco ou flores colocadas na porta, janela ou gradil).

• As paróquias devem convidar seus fiéis a participar da oração pelas redes sociais da Arquidiocese e motivar os fiéis que forem às igrejas, neste dia, para a oração pessoal, a rezar pelas vítimas da covid-19. As paróquias devem colocar esta intenção nas celebrações transmitidas ou presenciais e em outros momentos de oração.

• A Pastoral da Comunicação (Pascom) procure registrar este acontecimento em sua paróquia através de vídeo e/ou fotografia para marcar a participação no projeto.

Vicariato para Comunicação da Arquidiocese de Goiânia