4. Romeiros do Pai Eterno participam das celebrações em casa

06/07/2020

Romeiros do Pai Eterno participam das celebrações em casa

Dom Washington e bispos auxiliares celebram novena

Romeiros do Pai Eterno participam das celebrações em casa - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

Neste ano de 2020, em que a Devoção ao Divino Pai Eterno completa 180 anos, por causa da pandemia que assola o mundo, não tivemos a grande Romaria ao Santuário-Basílica do Divino Pai Eterno. De 26 de junho a 6 de julho, a TV Pai Eterno, a Rádio Difusora Pai Eterno, a Rede Vale e a Rede Vida transmitiram, em dois horários, celebrações ao vivo, direto do Santuário-Basílica, sem a participação física dos fiéis. Milhares de romeiros, em todo o país, participaram de suas casas.

No dia 26 de junho, Dom Washington Cruz, arcebispo de Goiânia, presidiu a primeira novena, abrindo assim as celebrações solenes. O presidente da celebração iniciou sua reflexão saudando os fiéis que participaram de suas casas: “Meus irmãos e minhas irmãs, de todo o Brasil, apesar dessa igreja vazia, estamos todos presentes no coração do Pai Eterno”.

“Todos os anos, nesta época, o povo de todo Brasil, principalmente do Centro-Oeste, está acostumado a peregrinar para este glorioso santuário. Homens e mulheres de todas as idades e condições vêm caminhando para agradecer e também pedir graças e bênçãos ao Pai Eterno; famílias inteiras armam suas tendas para que possam contemplar o rosto misericordioso do Pai Eterno”, lembrou o arcebispo.

No segundo dia da novena em honra ao Pai Eterno, a Novena e a Santa Missa foram presididas por Dom Moacir Silva Arantes, bispo auxiliar da Arquidiocese de Goiânia, que falou sobre o amor do Pai Eterno por nós: “O seu nome era Jesus de Nazaré, que, por amor, veio para nos salvar e que também, por amor, espera que nós vamos até ele. Não com a perfeição da nossa vida, mas com a nossa fé e com a esperança de que seu amor nos alcança no que somos. Nós, queridos irmãos e irmãs, devemos ter a certeza de que esse amor nos cura, nos salva e nos liberta”.

Dom Levi Bonatto presidiu o quinto dia da novena na capital da fé do Brasil e, olhando para o santuário vazio, fez a pergunta que ele mesmo respondeu: “Onde estão os romeiros que certamente iriam encher este santuário como fazem todos os anos? Certamente estão em suas casas, cuidando-se por causa da pandemia, olhando para este santuário vazio, desolados como nós. Mas o verdadeiro romeiro faz a sua peregrinação com o coração no Pai Eterno, esteja ele onde estiver”.

A novena contou ainda com a presença do bispo auxiliar de Anápolis, Dom Dilmo Franco de Campos, que presidiu o terceiro dia da novena, e também com Dom Lindomar Rocha Mota, bispo de São Luís de Montes Belos, além dos padres redentoristas.

Marcos Paulo