4. Matriz de Trindade é reaberta após longa reforma

22/06/2020

Matriz de Trindade é reaberta após longa reforma

Matriz de Trindade é reaberta após longa reforma - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

A Igreja Matriz de Trindade, mais conhecida como Santuário Velho, foi restaurada e, após sete meses, está novamente aberta ao público conforme programação especial da paróquia para controle da quantidade de pessoas, de acordo com orientações e decretos devido à pandemia.

Na terça-feira, 16 de junho, uma missa inaugural foi presidida pelo Superior Provincial dos Redentoristas em Goiás, padre André Ricardo de Melo. Concelebraram diversos padres, entre eles o pároco de Trindade, padre João Bosco de Deus. Estiveram presentes o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, e o prefeito de Trindade, Jânio Darrot.

De acordo com o pároco, Pe. João Bosco de Deus, a restauração da igreja é um grande presente para a Capital da Fé de Goiás. “A Igreja Matriz passou pelo processo de restauração com a obra financiada pelo Iphan, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. O investimento foi de 870 mil reais dos cofres públicos. Uma obra séria e necessária para o bem estar do romeiro e de todo o povo daqui de Trindade”, afirma.

Durante o tempo em que ficou fechado, o Santuário recebeu todas as melhorias necessárias. “Parte do madeiramento foi trocado e das torres também. Parte do taboado na frente também foi trocado e foi feito todo um trabalho de alvenaria, pintura total interna e externa”, pontua o pároco.

A Igreja Matriz foi inaugurada em 1912 e há mais de 100 anos é um local vivo na história da devoção ao Divino Pai Eterno. Um ponto de peregrinação importante e um dos mais visitados durante a Romaria Anual, já que todos que vêm de longe planejam e sonham em passar por aqui, concluindo a viagem e renovando a fé aos pés da Imagem do Pai Eterno.

“Primeiramente o conforto do romeiro é nossa maior preocupação, além da sua segurança. Quem vem a Trindade e entra em uma igreja como essa, centenária, precisa ver que tomamos todos os cuidados com a manutenção da história. O piso, o madeiramento e a pintura têm que estar em dia, para que nenhum acidente ocorra por aqui. O Iphan participa, fiscaliza e garante que nada dê errado. Nós acompanhamos o dia a dia e recebemos quem vem à igreja”, destaca Pe. João Bosco.

E, agora, o berço da fé no coração do Brasil está mais lindo ainda, esperando o mais rápido possível o retorno dos devotos do Pai Eterno que sempre chegam, vindos do mundo inteiro. “Sabemos que, neste tempo de pandemia, muitos assistem pela TV Pai Eterno às nossas celebrações e têm o sonho de vir a Trindade, mas em breve poderão todos retornar a esta cidade e a este Santuário. Daqui nós pedimos as bênçãos do Pai Eterno para você e sua família”, completa o padre.

AFIPE