Onde voce deseja procurar?

  • Arquidiocese
  • Paróquias
  • Clero
  • Pastoral
  • Liturgia
  • Cursos
  • Comunicação

Você está em:

  1. Home
  2. Comunicação
  3. Notícias
  4. História da devoção a Nossa Senhora de Fátima

18/05/2020

História da devoção a Nossa Senhora de Fátima

“Por fim, o meu Imaculado Coração triunfará.”

História da devoção a Nossa Senhora de Fátima - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

Em maio de 1917, o papa Bento XV, em meio à Primeira Guerra Mundial, convocou todos os católicos a se unirem em oração e pedirem a Nossa Senhora que intercedesse junto a Deus pelo fim da guerra e trouxesse paz para aquele momento. A partir daí, começa a história de Nossa Senhora de Fátima.

 

No dia 13 de maio, oito dias após a convocação do papa, em resposta às orações, Nossa Senhora fez sua primeira aparição para três pequenos pastorinhos – Lúcia, Francisco e Jacinta –, na pequena aldeia de Fátima, em Portugal, em um local chamado “Cova de Iria”. Segundo relatos dos pastorinhos, a visão era de uma “Senhora mais brilhante que o Sol”, e em suas mãos pendia um Rosário. Serena e tranquila, disse às crianças: “Vim para pedir que venhais aqui seis meses seguidos, sempre no dia 13, a esta mesma hora. Depois vos direi quem sou e o que quero. Em seguida, voltarei aqui ainda uma sétima vez.”

 

Nos meses seguintes, mesmo em meio a perseguições, maus-tratos e acusações de serem mentirosos ao relatarem a aparição, Lúcia, Francisco e Jacinta estavam na Cova de Iria, em Fátima, para esperar por Nossa Senhora. E garantiram que ela cumpriu o prometido. Na segunda aparição, apenas 50 pessoas acompanharam-nos, mas o número de pessoas foi aumentando cada vez mais.

 

Na terceira aparição, foi revelado a Lúcia um segredo, constituído por três partes, que seriam reveladas posteriormente nas demais aparições: a Visão do Inferno, a Devoção ao Imaculado Coração de Maria e a Terceira Parte do Segredo. Na ocasião, Nossa Senhora também prometeu um milagre, para que o povo acreditasse nas crianças.

Então, em sua última aparição, em 13 de outubro, o milagre aconteceu. Estavam com eles mais de 70.000 pessoas e, em meio à multidão, do meio das nuvens negras, o sol surgiu e começou a girar sobre si mesmo como se fosse uma imensa bola de fogo. E foi também nessa última aparição que Nossa Senhora de Fátima revelou ser a “Senhora do Rosário” e pediu que fosse construída uma capela no local. Também na sua última aparição, Nossa Senhora de Fátima (como passou a ser denominada por seus devotos), pediu às crianças que anunciassem seu pedido à humanidade: “Rezem o Terço todos os dias, para alcançarem a paz para o mundo e o fim da guerra”.

 

Mudanças na forma de louvar

 

Na Arquidiocese de Goiânia, duas paróquias e várias comunidades têm como padroeira Nossa Senhora de Fátima e precisaram fazer mudanças na forma de celebração da festa anual, em decorrência da pandemia causada pelo novo coronavírus.

 A paróquia, que fica no Setor Solange Park 1, fez a novena anual em louvor à sua padroeira com as celebrações da Santa Missa sine populo (sem a participação presencial do povo), às 8h e às 20h, contando com a assistência do Grupo de Oração Kairós. Segundo o administrador paroquial, Pe. Givanildo Salvino, a paróquia esteve aberta para que os fiéis pudessem passar e rezar o seu terço diante da imagem de Nossa Senhora.

 

Já a Paróquia Nossa Senhora de Fátima do Setor Aeroporto decidiu adiar a celebração da festa em louvor à padroeira para o dia 13 de outubro, data da última aparição de Nossa Senhora aos três pastorinhos, em Fátima, como informou seu pároco, Frei Dorcilio.

 

Marcos Paulo

 

Nós usamos cookies para oferecer uma melhor experiência a você quando estiver visitando o nosso site. Ao clicar em "Aceitar e Fechar", você concorda com o uso dos cookies e termos na nossa Política de privacidade.

Aceitar e Fechar