Onde voce deseja procurar?

  • Arquidiocese
  • Paróquias
  • Clero
  • Pastoral
  • Liturgia
  • Cursos
  • Comunicação

Você está em:

  1. Home
  2. Comunicação
  3. Notícias
  4. Semana Santa com o arcebispo Dom Washington Cruz

04/04/2020

Semana Santa com o arcebispo Dom Washington Cruz

Celebrações da Semana Santa 2020

Semana Santa com o arcebispo Dom Washington  Cruz - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

Na Catedral, o Arcebispo Metropolitano, os Bispos Auxiliares, pároco e vigários paroquiais vão celebrar o Domingo de Ramos e as celebrações do Tríduo Pascal com transmissão pelos meios de comunicação (Facebook, Instagram e Youtube da Arquidiocese de Goiânia; Facebook e Instagram da Catedral Metropolitana de Goiânia e PUC TV).

 

Na Igreja Matriz de cada Paróquia sejam também realizadas pelo pároco e os vigários as celebrações do Domingo de Ramos e Tríduo Pascal, com o esforço de transmiti-las para que os fiéis participem em seus lares. Pode-se contar com o auxílio de um pequeno número de fiéis para a realização dos ritos (não se entenda aqui um privilégio de alguns participarem, mas uma necessidade para que os ritos sejam feitos de forma organizada e digna).

Confira abaixo os horários das celebrações na Catedral Metropolitana de Goiânia:

 

Quinta-feira Santa

Fica adiada a Celebração da Missa do Crisma com a bênção dos óleos e renovação das promessas sacerdotais para data a ser posteriormente comunicada.

 

Na Igreja Matriz das Paróquias seja realizada a celebração da Ceia do Senhor com a omissão (do já facultativo) rito do lava-pés. Omite-se, igualmente, ao término da missa, a procissão do Santíssimo Sacramento, a ser conservado no Sacrário.

 

O Exercício espiritual para este dia é a Adoração ao Santíssimo Sacramento (seja por algum meio de comunicação disponível) ou espiritualmente mediante a contemplação do mistério da Santíssima Eucaristia.

 

Lembramos que as Igrejas permanecem abertas para orações individuais.

 

Sexta-feira Santa

Na Igreja Matriz o Pároco e vigários celebrem a Paixão do Senhor, às 15 horas.

 

Os exercícios espirituais para este dia são: o jejum, a abstinência, a Via-Sacra e a Oração do Terço da Misericórdia, bem como um profundo exame de consciência, seguido de uma Verdadeira Contrição.

 

Domingo de Páscoa

A Vigília Pascal seja celebrada apenas na Igreja Matriz. Omitindo-se o acender do fogo e a procissão. Acende-se o Círio no início da Celebração e segue-se o precônio pascal (Exsultet) e a liturgia da palavra. Na liturgia batismal apenas se renovem as promessas batismais e, em seguida, a liturgia eucarística. '

 

As missas do Domingo de Páscoa sejam celebradas solenemente, mesmo na atual situação de exceção.

 

Um exercício espiritual recomendado é um ato de devoção mariana (a oração do Santo Rosário nos Mistérios Gloriosos e/ou a ladainha de Nossa Senhora), lembrando sua participação no Mistério da Redenção, apontando o triunfo de toda a humanidade, que aceitou o Divino Redentor.

Nós usamos cookies para oferecer uma melhor experiência a você quando estiver visitando o nosso site. Ao clicar em "Aceitar e Fechar", você concorda com o uso dos cookies e termos na nossa Política de privacidade.

Aceitar e Fechar