4. Lutando com as “armas vencedoras”

30/03/2020

Lutando com as “armas vencedoras”

Arquidioceses oferecem bênçãos e intercessão com sobrevoos às cidades

Lutando com as “armas vencedoras” - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

Na intenção pela saúde e proteção do povo de Deus e no propósito de estar sempre próxima, a Igreja busca alternativas para não deixar os fiéis desamparados e sem esperanças diante da pandemia do novo coronavírus. Após a bênção Urbi et Orbi do Papa Francisco, na última sexta-feira, 27, algumas arquidioceses do Brasil têm promovido iniciativas para abençoar as cidades que a compõem. São utilizadas as armas vencedoras, como disse o Papa: a oração e o serviço silencioso.

Em Goiânia (GO), o arcebispo, dom Washington Cruz, sobrevoou a capital e a região metropolitana com o Santíssimo Sacramento: “Jesus Cristo, ressurreição e vida, nos faça firmes e fortes na fé e nos conceda o dom da cura, o dom de vencer essa pandemia…”, disse em vídeo antes da viagem.

Nesta segunda-feira, dom Washington comentou a experiência de conceder a bênção no território da arquidiocese: “Foi uma experiência da minha pequenez, da minha nulidade. Quem estava sobrevoando Goiânia era Jesus Sacramentado. Eu era apenas um instrumento que o carregava. O importante era ele, que, com certeza abençoou Goiânia, os arredores, a arquidiocese, o Brasil e o mundo”.

Em Belém (PA), a ação contou com a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, padroeira do estado do Pará e considerada Rainha da Amazônia, a mesma imagem que é utilizada durante o Círio no mês de outubro. No helicóptero, o reitor da basílica mariana, padre Luiz Carlos Maria Gonçalves, e o casal coordenador do Círio, Albano e Ana Paula Martins, rezaram o terço “suplicando as bênçãos e proteção da Virgem de Nazaré”, de acordo com vídeo partilhado nas redes sociais.

“Uma feliz iniciativa do Círio de Nazaré conduziu-nos a realizar essa viagem, esse giro com a imagem de Nossa Senhora de Nazaré num helicóptero”, comentou o arcebispo de Belém, dom Alberto Taveira Corrêa. Para ele, foi uma experiência muito positiva que conduziu as pessoas à oração, “que ajudou muita gente a sentir a proteção de Nossa Senhora dentro deste momento tão exigente, tão difícil”.

Dom Alberto considera que, ao lado de tantas outras iniciativas, a ação ajudou a manter o clima de fé e de confiança nesse momento. “Desejo que muitas outras iniciativas nos ajudem a lutar com as armas mais poderosas que temos: a oração, a penitência, o jejum, a caridade, que são as armas da Quaresma e que podem nos ajudar-nos a vencer esse desafio”, afirmou.

Na manhã desta segunda-feira, 30, ação semelhante foi promovida pela arquidiocese de São Luís (MA). A imagem de Nossa Senhora da Vitória, padroeira da cidade e da catedral metropolitana, sobrevoou a capital na intercessão para que “Deus que nos livre do mal que assola o Brasil e o mundo” . Durante o trajeto, os fiéis foram convidados a rezar o terço, “formando assim, uma grande corrente de oração na cidade”.

Serviço Silencioso

A ação, além de ser uma iniciativa pastoral da Igreja, também se insere no rol de iniciativas movidas pela caridade silenciosa. Em Goiânia, a iniciativa foi viabilizada pelo Santuário de Adoração Perpétua Sagrada Família, por meio da oferta de uma família da comunidade. Já na capital paraense, uma empresa de táxi aéreo disponibilizou a aeronave para o sobrevoo à região.

Com informações e imagens das arquidioceses de Goiânia e São Luís