3. Notícias
  4. Atividades​ da nossa Igreja​ que foram canceladas ou adiadas

19/03/2020

Atividades​ da nossa Igreja​ que foram canceladas ou adiadas

As medidas cumprem orientações e determinações das autoridades públicas, assim como da administração arquidiocesana,

Atividades​ da nossa Igreja​ que foram canceladas ou adiadas - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

Relacionamos, a seguir, informações sobre as diversas atividades que foram adiadas ou canceladas na vida da Igreja na Arquidiocese de Goiânia, visando à prevenção e à contenção da transmissão do coronavírus. As medidas cumprem orientações e determinações das autoridades públicas, assim como da administração arquidiocesana, mediante comunicados dirigidos aos fiéis católicos, divulgados em suas redes sociais, site e outros meios de comunicação.

Casamentos e batismos

Em decorrência do segundo comunicado sobre o coronavírus emitido pelo arcebispo Dom Washington Cruz, no último dia 18 (ver na página 5 desta edição), a orientação quanto às celebrações dos sacramentos de batismo e matrimônio é que sejam transferidas para um tempo oportuno. Não sendo possível a transferência do matrimônio, que seja celebrado com número reduzido de pessoas, levando em consideração o tamanho do espaço.

Encontros de Catequese

O bispo auxiliar e coordenador arquidiocesano de Pastoral, Dom Moacir Silva Arantes, emitiu Comunicado Pastoral orientando que, na Arquidiocese de Goiânia, “sejam suspensos os encontros de catequese, nos diversos níveis”, por 15 dias, até nova ordem. O mesmo comunicado orienta as famílias e os catequizandos a “viverem este tempo com espírito de renúncia, penitência e confiança em Deus”. Nesse sentido, recomenda o fortalecimento da oração familiar, a partilha da palavra de Deus, a leitura do Catecismo, a oração do Santo Rosário, a meditação de temas cristãos (por filmes, músicas católicas, leituras) e outros meios de formação espiritual.

Lectio Divina com os jovens

​Devido à pandemia que assusta o mundo, fo​ram ​cancelado​s​ os encontro​s​ da Lectio Divina​ (Leitura Orante da Bíblia) ​​ com os jovens​, que​ ​tradicionalmente​ ​​acontece​m​ nos sábados da Quaresma, ​presididos por Dom Moacir Arantes, ​na Paróquia Universitária São João Evangelista​. Os temas que seriam abordados nos encontros serão​​ ​contemplados em reflexões de Dom Moacir, ​gravad​a​s e disponibilizadas nas redes sociais do Setor Juventude. Siga as redes da Arquidiocese e do Setor Juventude e não perca a reflexão d​este​ 4º Domingo da Quaresma.

24 horas para o senhor

​Em sintonia com a Santa Sé​, a Arquidiocese de Goiânia cancelou a jornada “24 horas para o Senhor” em suas paróquias​, prevista para os dias 20 e 21 deste mês​. ​Instituído pelo papa Francisco, esse evento​ ​​tem sido realizado pelo Vaticano há seis anos​ (​organizado pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização​), com recomendação de acontecer nas dioceses do mundo todo. A celebração penitencial, com o tema “Os teus pecados estão perdoados”, seria presidida pelo Papa Francisco no dia 20 de março, na Basílica de São Pedro, e foi cancelada devido à crise do COVID-19.

Escolas Católicas

Por determinação governamental, estão suspensas as aulas de todos os níveis de ensino nas escolas públicas e particulares no estado de Goiás, entre elas as escolas de administração católica. As escolas Dom Fernando e Família de Nazaré, ligadas diretamente à Arquidiocese de Goiânia, cumprem a determinação de não ministrar aulas até o próximo dia 30. Também suspenderam aulas e atividades acadêmicas os seminários que funcionam na Cidade da Comunhão (CPDF).

Aulas na PUC Goiás

A Pontifícia Universidade Católica de Goiás suspendeu, até o próximo dia 30, as aulas presenciais dos cursos de graduação e pós-graduação stricto sensu - mestrados e doutorados. As aulas teóricas estão sendo ministradas em ambiente virtual de aprendizagem (AVA) pela internet. Estão suspensas também atividades extracurriculares, colações de grau e outros eventos que possam gerar agrupamentos com cem pessoas ou mais. Até o final deste mês, o Memorial do Cerrado e o Centro Cultural Jesco Puttkamer não estarão abertos à visitação pública.

Jornada da Cidadania

A Jornada da Cidadania foi adiada, ainda sem uma nova data para sua realização. Com centenas de serviços gratuitos abertos à comunidade e contando com diversos parceiros, a Jornada estava prevista para o mês de abril. Promovida pela PUC Goiás e a Arquidiocese de Goiânia, a programação do evento inclui a participação de obras sociais de nossa arquidiocese, celebração de missas e atendimentos para confissão.

Espetáculo e atendimento social

O espetáculo Paixão de Cristo 2020 do Santuário Sagrada Família está cancelado. Em nota pública, o reitor do santuário, Pe. Rodrigo de Castro, informou que a medida visa preservar  as saúde dos fiéis, familiares e de toda a comunidade, diante da pandemia do coronavírus, e que “os demais esclarecimentos a respeito do cancelamento do espetáculo serão repassados ao elenco, patrocinadores, apoiadores e público, com calma”. Também estão suspensas todas atividades de atendimento social realizadas pelo Santuário Sagrada Família.

Outros eventos​​​ ​cancelados em março

Dia 14 – Reunião Mensal de Pastoral

De 20 a 22 – 2ª Fase do Curso INAPAF

Dia 21 de março ​–​ ​ Encontro de Formação para Catequistas no Vicariato Inhumas, Paróquia Santana