Onde voce deseja procurar?

  • Arquidiocese
  • Paróquias
  • Clero
  • Pastoral
  • Liturgia
  • Cursos
  • Comunicação

Você está em:

  1. Home
  2. Comunicação
  3. Notícias
  4. Primeira Reunião Mensal de Pastoral de 2020

13/02/2020

Primeira Reunião Mensal de Pastoral de 2020

Reunião apresenta o tema da Campanha da Fraternidade

Primeira Reunião Mensal de Pastoral de 2020 - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

No último sábado, 8 de fevereiro, foi realizada a primeira Reunião Mensal de Pastoral de 2020, no Auditório Mãe da Igreja, localizado na Cidade da Comunhão (CPDF). A reunião teve início com a Oração das Laudes, que foi presidida pelo padre João Batista de Lima, administrador paroquial da Paróquia Santa Cruz, em Aparecida de Goiânia.

 

O tema da reunião foi o mesmo da Campanha da Fraternidade 2020 “Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso” e com o lema “Viu e sentiu compaixão dele” (Lc 10,33-34). Foi apresentado pelo padre Dirceu de Oliveira Medeiros, subsecretário adjunto geral da CNBB, pertencente ao clero da Diocese de São João Del-Rei (MG).

 

O padre deu destaque ao objetivo geral da Campanha, que mais uma vez chama a atenção para o cuidado com a vida: “Conscientizar, à luz da Palavra de Deus, para o sentido da vida como dom e compromisso, que se traduz em relações de mútuo cuidado entre as pessoas, na família, na comunidade, na sociedade e no planeta, nossa casa comum”.

Segundo o padre Dirceu, nós precisamos ter cuidado com nosso próximo, dom e compromisso que vem de Deus para nós, e a força para isso vem de Deus. Ele citou a passagem “Quando sou fraco, então sou forte” (2Cor 12,10), para mostrar que a nossa força sempre vem do Senhor.

 

Ao falar do lema da Campanha, o padre apresentou três verbos que nos ajudam a refletir melhor o versículo do Evangelho de Lucas (10,33-34) “Viu e sentiu compaixão dele”: “o ver significa olhar a vida; o julgar significa ‘sentindo o olhar de Jesus’; já o agir significa o ‘nosso compromisso com a vida’”.

 

Padre Vitor Simão explicou a ausência do arcebispo e de seus bispos auxiliares, que estão em Roma por ocasião da Vista Ad Limina, realizada de cinco em cinco anos, com a participação de todos os bispos do Regional Centro-Oeste da CNBB.

 

Como de costume, a reunião foi encerrada com a Oração do Angelus, feita pelo padre João Batista. A próxima Reunião Mensal está marcada para o segundo sábado de março, dia 14, das 8h30 às 12h30.

 

Marcos Paulo Mota

 

Nós usamos cookies para oferecer uma melhor experiência a você quando estiver visitando o nosso site. Ao clicar em "Aceitar e Fechar", você concorda com o uso dos cookies e termos na nossa Política de privacidade.

Aceitar e Fechar