4. Exposição extraordinária do Santo Sudário em 2020

06/01/2020

Exposição extraordinária do Santo Sudário em 2020

Por ocasião do próximo encontro organizado pela Comunidade de Taizé em Turim, o arcebispo Cesare Nosiglia anunciou a exposição do Santo Sudário

Exposição extraordinária do Santo Sudário em 2020 - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

Apenas cinco anos após a última exposição, considerada entre as mais frequentadas e vividas pelos peregrinos de todo o mundo, chegou a mais de dois milhões, o Santo Sudário será novamente exposto em Turim: foi o que anunciou o arcebispo dom Cesare Nosiglia.

A ocasião para a Exposição extraordinária do Santo Sudário é a 43ª edição do Encontro Internacional organizado - de 28 de dezembro de 2020 a 1º de janeiro de 2021 - pela Comunidade Ecumênica de Taizé, na cidade italiana. Assim, além da "confirmação de um forte vínculo" com os Irmãos do pequeno município francês, dom Nosiglia, atualmente na Polônia para participar na edição de 2019 do Encontro de Taizé, anunciou que o Santo Sudário será exibido durante esse período.

"Contemplando esse rosto não somos nós que olhamos para ele, mas é ele que olha para nós e nos convida a considerar quanto ele sofreu pela nossa salvação, mas também quanto esse sofrimento é um prelúdio à Páscoa da Ressurreição e, portanto, fonte de vida e de esperança para todos" (Papa Francisco).

Dom Precioso

"O dom mais precioso que, como Igreja de Turim, temos para oferecer ao Encontro europeu de jovens de Taizé - disse dom Nosiglia - é a nossa amizade, o acolhimento que já começamos a preparar. Para nós, os dias de dezembro de 2020 serão dias de grande alegria: para os nossos jovens, para as comunidades paroquiais e para as famílias que oferecerão hospitalidade. Junto com a acolhida cordial, a Igreja de Turim pretende oferecer outro dom: a contemplação do Sudário, dedicada aos participantes do Encontro de Taizé".

Como o próprio arcebispo assinalou, Turim e a Comunidade monástica ecumênica têm um vínculo que perdura há décadas. Numerosos os grupos de jovens que vêm periodicamente do Piemonte e do Vale de Aosta a Taizé para participar na "Peregrinação de confiança na Terra". Igualmente numerosos e significativos são os encontros de oração de Taizé em Turim, promovidos pela pastoral juvenil diocesana em conjunto com o grupo "Turim encontra Taizé".

Vatican News