4. I Simpósio Arquidiocesano de Catequese e Iniciação à Vida Cristã

03/12/2019

I Simpósio Arquidiocesano de Catequese e Iniciação à Vida Cristã

O tempo da Evangelização

I Simpósio Arquidiocesano de Catequese e Iniciação à Vida Cristã - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

Aconteceu, no último dia 30 de novembro, na cidade da comunhão, o I Simpósio Arquidiocesano de Catequese e Iniciação à Vida Cristã ,com o tema “O tempo da Evangelização”. Uma média de 1,2 mil pessoas, entre elas, catequistas, evangelizadores, ministros da Palavra e Pastoral do Ratismo estiveram presentes e conheceram a proposta da arquidiocese para o processo de Iniciação à Vida Cristã.

Pe. André Victor Secundino, coordenador arquidiocesano da catequese, baseou-se na exortação apostólica Evangelii Nuntiandi para explicar “porque a apresentação da mensagem evangélica não é para a Igreja uma contribuição facultativa: é um dever que lhe incumbe, por mandato do Senhor Jesus, a fim de que os homens possam acreditar e ser salvos. Sim, esta mensagem é necessária; ela é única e não poderia ser substituída”. (EN, 5)

Catequistas e evangelizadores tiveram acesso ao conteúdo da Iniciação à Vida Cristã. Durante o evento, também foi apresentada  a equipe responsável pela produção dos subsídios: padre Arthur Freitas, padre José Luiz, padre Mauro Francisco, padre Anevair José, Mons. Dilmo Franco (eleito bispo auxiliar da Diocese de Anapólis) e frei Fernando Inácio.

A principal mudança em relação à catequese de encontros, a que estamos acostumados, é o alinhamento de cada etapa com o calendário litúrgico. Padre André observa que a etapa de Iluminação e Purificação deve acontecer no tempo da Quaresma. Por isso, as outras etapas devem se ajustar para que todos os anos isso seja permanente.

Foram também apresentados três modelos de Evangelização, durante o Simpósio. O Sistema Integral da Nova Evangelização (SINE) foi exibido por Demerval Cândido. Esse método é inspirado no princípio da Nova Evangelização, proposta por São João Paulo II, como uma forma de inserir a dimensão missionária das pastorais que atuam no ambiente paroquial. Desta forma, são oferecidas propostas de formação integral que pretendem atingir e envolver todas as famílias do território paroquial.

Em seguida, a Renovação Carismática Católica (RCC) foi explicada por Taciano Barbosa, com a dinâmica oferecida nos Seminários de Vida no Espírito Santo, em que o primeiro anúncio é feito sob uma proposta pentecostal, baseada principalmente nos Atos dos Apóstolos. Em suma, a RCC oferece experiências e vida comunitária que possibilita uma conversão movida pela ação do Espírito Santo.

Por fim, o Alpha foi apresentado por Ana Silva, como um método de encontros semanais, que pretende explorar os fundamentos da fé cristã, por meio de conversas informais direcionadas por um tema específico em cada encontro, com lanche e partilha em pequenos grupos.

Fernanda Freitas