4. Missão Finados 2019

Missão Finados 2019

Pastoral da Esperança se prepara para o Dia de Finados

Missão Finados 2019 - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

No dia 28 de setembro, aconteceu, no Auditório do Edifício Dom Abel, uma reunião de preparação para a Missão Finados, que se realiza sempre na Celebração do Dia dos Fiéis Defuntos (2 de novembro), nos cemitérios de todas as cidades que integram a Arquidiocese de Goiânia.

O coordenador da Pastoral da Esperança, padre Max Costa, assessorou a reunião, que foi dividida em duas partes. No primeiro momento, o padre fez a leitura do trecho do Evangelho do 26º Domingo do Tempo Comum (Jo 11,17-44), em que o evangelista relata a ressureição de Lázaro. Depois de uma leitura rápida, ele refletiu com os presentes cada momento do Evangelho e falou sobre a missão de acolher as pessoas que estão sofrendo com a dor da perda do seu ente querido. “Nós, agentes da Pastoral da Esperança, devemos comunicar Jesus vivo e não um Jesus morto, devemos levar a esperançada ressureição e o consolo para aqueles que sofrem”, afirmou.

Padre Max explicou também a finalidade da Missão Finados, que este ano completa sua segunda edição. “A Missão Finados acontece com a participação dos leigos de diversas paróquias de nossa arquidiocese e tem como finalidade nos levar a rezar com as pessoas, ouvir seus desabafos, abençoar os túmulos e fazer uma oração diante do sepulcro, aspergindo com água benta, para que as famílias saiam do cemitério confortadas pela graça da ressureição de nosso Senhor Jesus Cristo.”

No segundo momento da reunião, o padre falou sobre assuntos mais práticos, como a elaboração de uma escala para que todos os cemitérios possam ser assistidos neste dia.

Marcos Paulo Mota
Acadêmico de Jornalismo pela PUC Goiás