Onde voce deseja procurar?

  • Arquidiocese
  • Paróquias
  • Clero
  • Pastoral
  • Liturgia
  • Cursos
  • Comunicação

Você está em:

  1. Home
  2. Comunicação
  3. Notícias
  4. Você já ouviu falar em Teologia do Corpo?

04/10/2019

Você já ouviu falar em Teologia do Corpo?

Setor Juventude realiza encontro nos dias 26 e 27 de outubro

Você já ouviu falar em Teologia do Corpo? - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

A Teologia do Corpo é o conjunto de 133 catequeses escritas pelo papa João Paulo, das quais 129 foram proclamadas nas audiências públicas das quartas-feiras, no Vaticano, de 1979 a 1984. Ela é composta em seis ciclos e apresenta o amor humano no plano divino. De acordo com São João Paulo II, essas catequeses seriam um grande comentário sobre a encíclica Humanae Vitae de São Paulo VI.

 

Em seu livro “Amor e Responsabilidade”, São João Paulo descreve sobre esse amor que consiste nos ciclos da Teologia do Corpo. “O verdadeiro amor, o amor intrinsecamente pleno, é aquele em que escolhemos a pessoa por ela mesma, não só como o parceiro da vida sexual, mas a pessoa à qual se deseja entregar a vida. Os valores sexuais, vibrantes na vivência sensitiva e afetiva, acompanham esta decisão; eles contribuem para a sua nitidez psicológica, mas não constituem a sua profundidade. O “âmago” da escolha de uma pessoa deve ser pessoal, e não somente sensual. A vida verificará o valor da escolha, assim como o valor e a verdadeira grandeza do amor. O amor é testado ao máximo quando se enfraquece a vivência afetivo-sensual, quando os valores sexuais cessam em certo modo de atuar.”

 

O coordenador do Ministério Jovem da Renovação Carismática Católica (RCC), Heitor Amaral Pereira, falou um pouco sobre o objetivo da Teologia do Corpo que “é direcionar o olhar do homem e seus desejos àquilo que o próprio Deus desenhou e designou da existência humana, de modo real e completo. O amor é o desejo de completude e ânsia de doar-se, característica de todo aquele que ama, que é na verdade uma extensão do amor divino”. O coordenador completa ainda que o resultado desse amor transforma o olhar, gera uma santidade em todos os estados de vida, para a qual a humanidade é chamada.

 

Pensando nisso, o Setor Juventude, em parceria com o Ministério Jovem da RCC, vai realizar, nos dias 26 e 27 de outubro, no auditório da Área IV da PUC Goiás, o seminário “O amor me explicou tudo”, uma introdução sobre a Teologia do Corpo. O professor doutor Joel Gracioso será o responsável por palestrar sobre o tema.

 

Os interessados em saber um pouco mais sobre a Teologia do Corpo poderão fazer sua inscrição em www.bit.ly/2k6eJ0z

 

Suzany Marques