Onde voce deseja procurar?

  • Arquidiocese
  • Paróquias
  • Clero
  • Pastoral
  • Liturgia
  • Cursos
  • Comunicação

Você está em:

  1. Home
  2. Arquidiocese
  3. Palavra do Arcebispo
  4. Férias e descanso

16/01/2023

Férias e descanso

Férias e descanso - Palavra do Arcebispo - Arquidiocese de Goiânia

O mês de janeiro é comumente identificado como próprio para férias, sobretudo, escolares. Vivemos em um país de clima predominantemente tropical e, no verão, o sonho de férias se confunde com praias, cachoeiras e montanhas. Nada mais sugestivo para indicar tempo de repouso que água e ar puro. É tudo o que pessoas cansadas pelo longo tempo de trabalho precisam para se revitalizar. Férias são uma necessidade humana e não um artigo de luxo.

 

A sociedade hodierna é marcada pelo trabalho incessante e pela exacerbação das atividades, lúdicas, inclusive. Desse frenesi do ritmo urbano nasceu um tipo de reação psíquica e orgânica chamado stress. Até mesmo crianças reclamam de stress, especialmente quando submetidas a um regime exaustivo que soma às aulas regulares outras atividades como academia, esportes, cursos de idiomas, de dança, aulas de música, para citar alguns exemplos. Jovens e adultos começam o dia nas academias, que funcionam desde as primeiras até as últimas horas do dia. Há supermercados, drogarias, postos de gasolina “24 horas”. Festas terminam com o café da manhã. Agências oferecem pacotes de viagens com programações extenuantes. Há aqueles que sofrem de ansiedade ao pensar que não têm o que fazer num domingo comum. O ser humano contemporâneo parece desconhecer o que vem a ser o ócio como experiência fecunda de criação.

 

Ora, o necessário descanso toca diversas e importantes dimensões da vida. A dimensão físico-corpórea é, talvez, a mais imediatamente percebida. Nossos corpos são frágeis. Gastamos energias e envelhecemos. Se não praticamos exercícios, perdemos muito da elasticidade dos músculos e da pele. Os especialistas repetem sobre a importância da atividade física para a manutenção de uma vida saudável. O próprio sono recompõe energias e ajuda no equilíbrio das emoções. O silêncio contribui para o relaxamento e a recuperação das formas de percepção da pessoa.

 

Do ponto de vista existencial, férias e descanso têm relação com a liberdade de deixar que o outro continue meu trabalho. E que o outro faça a seu modo. Muitos não conseguem “sair” de férias, porque entendem que ninguém pode “entrar” no espaço de seu trabalho. Tornam-se escravos do ofício, produzem menos, sofrem muito e não gozam das alegrias de sair e retornar de férias.

 

O descanso tem, ainda, uma dimensão religiosa muito interessante. Com efeito, na Bíblia Sagrada encontra-se no livro do Gênesis a narrativa da criação, com o detalhe do descanso do Criador no sétimo dia. O sábado tem uma dimensão de alegria, de gozo e de louvor pela obra realizada nos dias anteriores. A semana da criação termina com o descanso de Deus. As teologias judaicas e cristãs consideram a dimensão sabática como fundamental para a experiência da criatura, que muito pode, mas não pode tudo. E a demanda pelo descanso é o acento para marcar a condição de finitude do ser criado. Não somos deuses. E até Deus – que não tem razões para se cansar ou descansar – descansou!

 

Por esses motivos e por outros, encontre uma forma de desfrutar de férias. Em janeiro ou em outro mês, conceda a si mesmo o tempo de desligar-se da rotina do trabalho, mesmo doméstico, para contemplar outros horizontes, escutar experiências diferentes, degustar novos sabores, tocar texturas nunca imaginadas, tirar os calçados e pisar a terra, que um dia nos acolherá para a passagem ao descanso definitivo.

 

Trecho do livro “Diakonia da Palavra”, de Dom João Justino de Medeiros Silva. (14.1.2019).

Nós usamos cookies para oferecer uma melhor experiência a você quando estiver visitando o nosso site. Ao clicar em "Aceitar e Fechar", você concorda com o uso dos cookies e termos na nossa Política de privacidade.

Aceitar e Fechar