Onde voce deseja procurar?

  • Arquidiocese
  • Paróquias
  • Clero
  • Pastoral
  • Liturgia
  • Cursos
  • Comunicação

Você está em:

  1. Home
  2. Arquidiocese
  3. Palavra do Arcebispo
  4. Alegrai-vos e Exultai

29/10/2021

Alegrai-vos e Exultai

Alegrai-vos e Exultai - Palavra do Arcebispo - Arquidiocese de Goiânia

Todos os anos, no dia 1º de novembro, a Igreja celebra a Solenidade de Todos os Santos. Segundo a tradição, ela foi colocada neste dia para contrapor um costume dos povos celtas ingleses que, quando pagãos, celebravam, no 31 de outubro, as bruxas e os espíritos que vinham se alimentar e assustar as pessoas nessa noite. Na solenidade, a Igreja militante honra a Igreja triunfante do Céu “celebrando, numa única solenidade, todos os Santos” – como diz o sacerdote na oração da Missa – para render homenagem àquela multidão de Santos que povoam o Reino dos Céus, que São João viu no Apocalipse (Ap 7,4-14).

 

O papa Francisco, na Exortação Apostólica Gaudete et Exsultate, lembra-nos do chamado à santidade que é feita a todo cristão e à necessidade de nós, cristãos de hoje, respondermos a esse chamado. No contexto da celebração de Todos os Santos, gostaria de colocar em evidência algumas das ideias comunicadas pelo papa no seu documento.

 

A primeira delas é o chamado universal à santidade, que consiste, como afirmou o papa, na configuração a Jesus na vivência das Bem-aventuranças (GE, n. 65-109). As Sagradas Escrituras, desde o Antigo Testamento, já indicavam o chamado à santidade feito por Deus a todos: “Sede santos, porque eu, o Senhor vosso Deus, sou santo” (Lv 19,2). Ao longo dos tempos, porém, essa verdade foi perdendo sua força. Providencialmente, desde o século XVIII, com Santo Afonso Maria de Ligório e outros santos, passando pelo Concílio Vaticano II, com o documento Lumen Gentium (n. 39-42), a Igreja fez ressoar novamente o convite a todos os cristãos para empreender decididamente esse caminho de santificação pessoal.

 

O caminho de santificação tem, no mundo atual, segundo o papa, algumas características marcantes. Aquele que busca a santidade deve aprender a suportar com paciência e mansidão as adversidades da vida (GE, n. 112-121), vivendo-as com alegria e sentido de humor (GE, n. 112-128). Ao mesmo tempo, a santidade exige, em nossos dias, grande coragem e ousadia para remarmos contra a corrente (GE, n. 129-139). Tudo isso só se consegue a partir de uma profunda vida comunitária (GE, n. 140-146) e em estado de oração constante (GE, n. 147-157).

 

O caminho em busca da santidade, como configuração a Cristo, não é sem obstáculos. Nele, aparece sempre o demônio como tentador e inimigo do projeto de Deus, aquele que é homicida (Jo 8,44) desde o princípio e que tenta nos desviar do caminho do Senhor. Ele não é um mito ou figura de linguagem, mas um anjo mal, decaído, um ser que está tentando sempre nos tirar, fazer errar o passo (GE, n. 160-161). Por isso, a procura da santidade exige que vivamos num estado constante de luta e vigilância (GE, n. 159), despertos e confiantes na providência de Deus (GE, n. 162-163), para não cairmos na corrupção espiritual (GE, n. 164-165). É mister, portanto, que procuremos sempre discernir os sinais do espírito que nos move, para seguirmos somente o Espírito Santo (GE, n. 166).

 

Procuremos tenazmente a santidade. Assim, gozaremos daquela alegria prometida a quem é perseguido por causa do Reino de Deus (Mt 5,12), junto com todos os santos que celebramos nesta bela data solene.

 

 

Dom Washington Cruz, CP
Arcebispo Metropolitano de Goiânia

Nós usamos cookies para oferecer uma melhor experiência a você quando estiver visitando o nosso site. Ao clicar em "Aceitar e Fechar", você concorda com o uso dos cookies e termos na nossa Política de privacidade.

Aceitar e Fechar