2. Arquidiocese
  3. Palavra do Arcebispo
  4. “Na Trindade, eterno amor”

08/07/2021

“Na Trindade, eterno amor”

“Na Trindade, eterno amor” - Palavra do Arcebispo - Arquidiocese de Goiânia

Irmãos e irmãs!

Ao longo da minha missão pastoral nesta Arquidiocese de Goiânia, tenho subido, a cada ano, em romaria com todos vocês ao templo da nossa fé: o Santuário-Basílica do Divino Pai Eterno, em Trindade. De 2017 a 2019, buscando aprofundar a espiritualidade que, como luz, haure do Santuário-Basílica do Divino Pai Eterno, tenho escrito, a cada ano, por ocasião da festa, uma Carta Pastoral sobre uma das pessoas da Santíssima Trindade.

Em 2017, Creio em Deus Pai; em 2018, Creio em Jesus Cristo; em 2019, Creio no Espírito Santo. A Solenidade e as festividades da Romaria de Trindade, no ano passado (2020), não puderam ser celebradas em razão da pandemia que, em 2021, ainda assola o nosso o país e o mundo inteiro.

Neste ano a celebramos de forma on-line. O importante na história e na vida é que sempre precisamos nos colocar em romaria, levando o nosso coração e os nossos pés à casa do Pai. Mas se um dia os pés já não conseguirem mais nos levar até lá, então, deixemos que o nosso coração caminhe rumo à Trindade Santa e nela possa repousar.

Ao final de meu pastoreio na Arquidiocese de Goiânia, como fiel romeiro, desejo encerrar minhas cartas pastorais, detendo-me na contemplação à Santíssima Trindade, numa síntese teológica embevecida pela bela e doce imagem de Nossa Senhora, ajoelhada, sendo coroada pela Santíssima Trindade, mistério da Igreja. A Carta Pastoral que eu escrevi no tempo da Páscoa e que na Solenidade do Pai Eterno 2021 entrego à Arquidiocese é um convite a mergulharmos no mistério da Páscoa, “a festa da reviravolta feita por Deus e realizada em Cristo”, nos dizeres do cardeal Raniero Cantalamessa, por ocasião da celebração da Sexta-Feira da Paixão do ano de 2019. Que este imenso e fundante Mistério Pascal, do qual a Igreja procede, permaneça como luzeiro da nossa Arquidiocese de Goiânia a iluminar as noites escuras e os dias de luz na caminhada pastoral desta Igreja Particular. Também seja luz a todos os romeiros provenientes dos mais distantes rincões do Brasil e do mundo, para virem rezar no Santuário-Basílica do Divino Pai Eterno, em Trindade, e nos demais santuários de nossa querida Arquidiocese de Goiânia.