2. Arquidiocese
  4. Semana Santa :Celebração do Mistério Pascal

29/03/2021

Semana Santa :Celebração do Mistério Pascal

Semana Santa :Celebração do Mistério Pascal - Palavra do Arcebispo - Arquidiocese de Goiânia

Com o Domingo de Ramos, entramos na Semana Santa. Neste Domingo, já se antecipa a Paixão do Senhor com a leitura da “Paixão”, o relato das últimas horas terrenas de Jesus, que se conclui com a esplêndida luz da Páscoa.

A Páscoa é a celebração mais importante de todo o Ano Litúrgico. Aliás, é o acontecimento mais importante para a Igreja e para a vida de cada batizado. Qualquer outra celebração litúrgica, com efeito, tem sentido somente porque Jesus viveu a sua Páscoa, com a sua Paixão, Morte e Ressurreição.

Como viver estes dias da Semana Santa?

Antes de tudo, procurando realizar toda a nossa parte, mediante uma maior participação na vida de nossa comunidade, e oferecendo a nossa contribuição na preparação das várias celebrações litúrgicas. Em segundo lugar, intensificando a prática da caridade, entendida como amor ao próximo, amor a todos. O amor de Deus, ao qual desejamos corresponder, renova-se e adquire vida através da participação plena e ativa nos ritos e celebrações pascais, da forma como nos for possível, neste tempo de pandemia. Como na estação das chuvas a criação renova-se e revive, assim também a nossa fé, na celebração da Páscoa, renova-se e revigora-se. Espero que esta Semana possa ajudá-lo a viver fielmente e amorosamente o Mistério Pascal e a enfrentar com fé as tribulações da vida. Vivendo com amor cada momento desta Semana, possamos responder ao convite do Senhor: “Amai-vos uns aos outros, como eu vos amei” (Jo 13,34).

Dom Washington Cruz, CP
Arcebispo Metropolitano de Goiânia