2. Arquidiocese
  4. Demos graças a Deus pelo nosso Seminário

02/12/2020

Demos graças a Deus pelo nosso Seminário

Demos graças a Deus pelo nosso Seminário - Palavra do Arcebispo - Arquidiocese de Goiânia

Desde o Antigo Testamento, Deus prometeu que não deixaria faltar pastores àqueles que, em Seu nome, orientariam o Seu povo. Por meio da encarnação de Seu Filho, essa promessa se cumpre de modo inaudito: Deus mesmo é o pastor da humanidade e, em primeira pessoa, cuida do Seu rebanho. Para continuar essa missão, Cristo chamou os Apóstolos e, depois deles, todos aqueles que, por meio da ordenação sacerdotal, fazem as suas vezes como Bom Pastor que dá a vida pelas ovelhas.

Boa parte do caminho, desde o discernimento até a ordenação sacerdotal, se dá dentro do Seminário, local onde a semente da vocação é cultivada e o jovem vai, paulatinamente, configurando-se a Jesus. A preparação seminarística no seminário é distribuída, normalmente, em três etapas: a propedêutica; a filosófica, chamada de discipulado, e a teológica, chamada de configuração ao Senhor. Na nossa Arquidiocese temos a alegria de ter, além do Seminário Menor Arquidiocesano São João Paulo II, o Seminário Santa Cruz, que acolhe os seminaristas da etapa do propedêutico, e o Seminário Maior Interdiocesano São João Maria Vianney, que acolhe os seminaristas da etapa filosófica e teológica.

Desde que o Seminário São João Maria Vianney foi fundado, ele passou por muitas mudanças, inclusive estatutárias, segundo as necessidades de cada tempo. Nos últimos anos, os bispos que compõe a Diretoria do Seminário manifestaram a necessidade e a importância de que o Estatuto fosse atualizado e fosse feito o pedido expresso à Santa Sé para a sua aprovação e para a ereção canônica da casa de formação. Depois de todo trabalho feito e da formalização do pedido, tivemos a alegria de receber a resposta positiva da Congregação para o Clero que, no dia 8 de setembro, emitiu o decreto de aprovação do Estatuto do Seminário São João Maria Vianney e o decreto de autorização para a ereção canônica do mesmo.

No dia 19 de novembro celebramos, com grande alegria, a Santa Missa em ação de graças pela ereção canônica do Seminário e pela aprovação do seu Estatuto, com a presença dos Bispos que compõem atualmente a Diretoria, a equipe de formadores, os seminaristas e outros convidados. Damos graças a Deus por esta graça recebida. Desejamos que nosso Seminário produza sempre mais belos e abundantes frutos para nossa Igreja, formando sacerdotes segundo o Coração de Jesus. Peço a todos que rezemos por nossos Seminários e pelo aumento e santificação das vocações ao sacerdócio.

Dom Washington Cruz, CP
Arcebispo Metropolitano de Goiânia