2. Arquidiocese

Somos todos Missionários

Somos todos Missionários - Palavra do Arcebispo - Arquidiocese de Goiânia

Queridos irmãos e irmãs,

Todos os anos, no mês de outubro, a Igreja no mundo inteiro celebra o Dia Mundial das Missões. Este dia foi instituído pelo papa Pio XI, em 1926. Entre tantos elementos, este é um dia reservado para os católicos de todo o mundo renovarem seu compromisso com o trabalho missionário da Igreja através da oração, do sacrifício e da sua ajuda material.

“Eis-me aqui, envia-me” (Is 6,8) é o tema escolhido pelo papa para o próximo Dia Mundial das Missões, que é celebrado no dia 18 de outubro de 2020. Em sua mensagem para o Dia Mundial das Missões de 2020, o papa Francisco escreveu o seguinte:
Neste ano marcado pelo sofrimento e pelos desafios criados pela pandemia de covid-19, o caminho missionário de toda a Igreja continua à luz das palavras do relato da vocação do profeta Isaías: “Eis-me aqui, envia-me” (6,8). Essa é a resposta sempre nova à pergunta do Senhor: “Quem devo enviar?”. Esse convite do coração misericordioso de Deus desafia a Igreja e a humanidade como um todo na atual crise mundial.

O Santo Padre ainda nos lembra claramente que cada cristão batizado é chamado a tornar Cristo presente no mundo em que vive. Ele ainda escreve: A missão é uma resposta livre e consciente ao chamado de Deus. No entanto, discernimos esse chamado apenas quando temos uma relação pessoal de amor com Jesus presente em sua Igreja. Perguntemo-nos: estamos preparados para acolher a presença do Espírito Santo nas nossas vidas, para escutar o apelo à missão, seja na nossa vida de casais, seja de pessoas consagradas ou chamadas ao ministério ordenado, e em todos os eventos diários da vida?

Por ocasião deste dia, é feita uma coleta para apoiar o trabalho das missões e atender às necessidades materiais e espirituais de povos e Igrejas em todo o mundo. A doação de cada fiel é muito importante, pois as Pontifícias Obras Missionárias servem à universalidade da Igreja como uma rede global de apoio ao papa em seu compromisso missionário. Essas doações ajudam o papa nos esforços de evangelização das Igrejas particulares, através da Pontifícia Obra para a Propagação da Fé, na formação do clero local, através da Pontifícia Obra de São Pedro Apóstolo, e na sensibilização missionária das crianças, através da Pontifícia Sociedade da Infância Missionária.

Em um mundo onde tantas coisas nos dividem, o Dia Mundial das Missões nos alegra, pois une todos nós como missionários, em razão do nosso Batismo. Ao mesmo tempo, este dia oferece uma oportunidade para todos apoiarem a presença vivificante da Igreja entre os pobres e marginalizados em mais de 1.111 dioceses missionárias. Sejamos todos missionários.

Dom Washington Cruz, CP
Arcebispo Metropolitano de Goiânia