2. Arquidiocese
  4. Beato Carlo Acutis, rogai por nós

14/10/2020

Beato Carlo Acutis, rogai por nós

Beato Carlo Acutis, rogai por nós - Palavra do Arcebispo - Arquidiocese de Goiânia

No dia 10 de outubro, foi beatificado o jovem Carlo Acutis. A beatificação aconteceu na Basílica Papal de São Francisco, na cidade de Assis, Itália. Carlo nasceu, no ano de 1991, em Londres, e era de família italiana. Desde o dia em que recebeu a primeira comunhão, aos 7 anos, nunca faltou a um encontro com a Santa Missa diária. Procurou sempre, antes ou depois da celebração eucarística, fazer uma pausa diante do Tabernáculo para adorar Jesus, verdadeiramente presente no Santíssimo Sacramento. Nossa Senhora foi sua grande confidente e ele nunca deixou de honrá-la, recitando o Terço todos os dias.

Para citar as próprias palavras de Carlo: “Nosso objetivo deve ser o infinito e não o finito. O Infinito é nossa pátria. Sempre somos esperados no céu ”. Outra frase sua era: “Todas as pessoas nascem como originais, mas muitas morrem como fotocópias”. Para avançar em direção a esse objetivo e não “morrer como fotocópias”, Carlo disse que nossa bússola deve ser a Palavra de Deus, para que possamos sempre estar à sua altura. Mas, para atingir tal objetivo elevado, são necessárias medidas muito especiais: os sacramentos e a oração. Em particular, Carlo colocou o Sacramento da Eucaristia no centro de sua vida e ele chamou de “minha estrada para o céu”. Por isso, ele dedicou sua vida a promover a adoração eucarística. Sua devoção à Eucaristia e ao Rosário o levou a aplicar seus conhecimentos em informática para realizar iniciativas virtuais para evangelizar.

Carlo era muito dotado com tudo relacionado ao mundo da computação, de modo que tanto seus amigos quanto adultos com graduação em engenharia da computação o consideravam um gênio. Todos ficaram surpresos com sua capacidade de compreender os segredos dos computadores, que normalmente só são acessíveis a quem possui diplomas universitários especializados. Com suas capacidades, dedicou-se também à edição de filmes, criação de sites, edição e apresentação de pequenas publicações, para ajudar os mais necessitados, especialmente crianças e idosos. Os modos modernos e atualizados de Carlo combinaram perfeitamente com sua profunda vida eucarística e devoção mariana, o que ajudou a torná-lo aquele menino muito especial que todos admiraram e amaram.

Doente de leucemia, ofereceu seu sofrimento pelo papa e pela Igreja. Morreu de uma leucemia galopante, no dia 12 de outubro de 2006, quando tinha 15 anos. Contemplando esse adolescente, que se sentiu atraído pela amizade de Cristo, e por isso mesmo experimentou uma alegria mais verdadeira, nossos filhos serão colocados em contato com uma experiência que em nada desvaloriza a vida deles, mas a aprimora ainda mais. A vida de Carlo mostra como o Senhor continua agindo em sua Igreja e na vida de quem o procura. Mostra, ainda, que a santidade é possível, em todas as idades, e que os jovens podem encontrar na amizade com Jesus sua verdadeira alegria.

Dom Washington Cruz, CP
Arcebispo Metropolitano de Goiânia

Beato Carlo Acutis, rogai por nós!