2. Arquidiocese

Feliz Dia dos Pais

Feliz Dia dos Pais - Palavra do Arcebispo - Arquidiocese de Goiânia

Queridos irmãos e irmãs,

Todos os anos, reservamos o segundo domingo de agosto para comemorarmos o Dia dos Pais. Assim como as mães foram celebradas ao longo dos séculos, os pais foram homenageados por várias culturas no passado.

A comemoração deste dia está ancorada, em última instância, na revelação que Jesus nos fez de Deus como Pai. Cristo mesmo nos ensinou a nos dirigirmos a ele assim, “Pai nosso” (Mt 6,9), e, no mistério de sua paixão, nos fez compreender que o Pai “é amor” (1Jo 4,16) e que nos ama com um amor generoso e gratuito, levado até o extremo de nos dar seu único Filho para que sejamos salvos através dele.

Deus Pai dá, assim, um exemplo da própria vocação à paternidade. Segundo esse exemplo, os pais devem sacrificar suas vidas por suas famílias. Fazem isso sendo os líderes espirituais e os guardiões de suas famílias; orando por e com elas; sendo uma testemunha corajosa do Evangelho; sendo exemplo

de fé, esperança e caridade, além de bondade, verdade, coragem e responsabilidade; oferecendo à esposa e aos filhos tudo o que lhes for necessário para a sua felicidade e salvação.

Por isso, neste dia, de modo particular, desejo me dirigir a todos os pais de nossa Arquidiocese. Em primeiro lugar para encorajá-los a seguirem o modelo divino de paternidade e a lutarem pela santificação de suas famílias. Em segundo lugar, para agradecer imensamente por sua doação, amor e apoio, por lutarem corajosamente para conduzir suas famílias no caminho do Senhor e por cooperarem na obra da salvação confiada à Igreja.

Para expressar nossa gratidão, gostaria de convidar todos os filhos que rezem por seus pais, recitando a seguinte oração:

Deus nosso Pai, em sua sabedoria e amor, nos criastes e nos chamastes de seus. Abençoai nossos pais, para que eles sejam fortalecidos como pais cristãos. Que brilhe o exemplo de sua fé e de seu amor.
Nos momentos de alegria, regozijai-vos com eles. Em tempos de luta, dai-lhes a coragem e a perseverança. Concedei que nós, seus filhos e filhas, possamos honrá-los e apreciá-los sempre com um espírito de profundo respeito. Que o exemplo e a oração de São José os inspirem a viver sua vocação com dedicação e amor e seu exemplo nos ajude a amar-vos mais como nosso Pai. Amém.

Feliz Dia dos Pais!

Dom Washington Cruz, CP