2. Arquidiocese

Somos povo de Deus caminhando

Somos povo de Deus caminhando - Palavra do Arcebispo - Arquidiocese de Goiânia

Queridos irmãos e irmãs,

Existe uma canção muito conhecida na nossa Arquidiocese, na qual cantamos: “Somos povo de Deus caminhando Para a luz da Trindade sem véu Se a Trindade a que vimos rezando Somos todos romeiros do céu”

Este ano, desafortunadamente, não poderemos cantar essa canção na tradicional Romaria do Divino Pai Eterno, tão cara para nossa Igreja particular de Goiânia. Como poderíamos viver, com verdadeiro espírito cristão, esse fato que nos foi imposto pela atual emergência sanitária? Creio que os versos dessa canção nos apontam para uma realidade maior, que gostaria de meditar com vocês.

A Romaria para a Basílica do Divino Pai Eterno é, na verdade, mais que um movimento que fazemos de um lugar, normalmente nossa cidade natal, para outro, a cidade de Trindade. O caminho até os pés do Divino Pai Eterno é como que um ícone, uma imagem da nossa verdadeira romaria, que é aquela que vivemos na nossa vida de discípulos de Jesus, que procuram seguir seu Senhor até que entremos na casa do Pai, onde veremos a Trindade sem véu.

Assim, a Romaria do Divino Pai Eterno, além de nos alcançar as graças que pedimos a Deus, é uma oportunidade de dar visibilidade à nossa caminhada quotidiana, com suas exigências e dificuldades, com suas lutas e alegrias. Ela é como que uma materialização, numa determinada época do ano, daquilo que vivemos ao longo de toda a nossa vida.

Portanto, mesmo que não façamos a caminhada para o Santuário-Basílica dedicado ao Pai, nossa romaria pessoal, nossa caminhada para a Trindade Eterna continua vigente e exigente. Por isso, mesmo que não possamos ir para a cidade de Trindade a pé, de bicicleta, de carro de boi ou outro meio de transporte, podemos e devemos continuar nossa romaria interior, seguindo Jesus Cristo, até chegarmos a ver o Pai face a face.

Mesmo estando impossibilitados de fazer nossa peregrinação exterior e, de algum modo, sofrermos com isso, gostaria de dar algumas indicações para continuarmos nossa peregrinação interior. Em primeiro lugar, podemos acompanhar a programação especial que a TV Pai Eterno e os demais meios de comunicação vão preparar, entre os dias 26 de junho a 5 de julho, data em que seria realizada a Romaria. Poderíamos também, naqueles dias, dedicar algum tempo de oração em família, reunindo-nos juntos em torno da Palavra de Deus e da oração do Terço. Por fim, seria bom dedicar algum tempo de oração pessoal em casa ou na Paróquia onde costumamos participar das celebrações.

A impossibilidade de peregrinarmos para a cidade de Trindade pode, assim, converter-se em uma ocasião propícia para apressarmos os passos da nossa caminhada para o Pai. Deus abençoe cada um dos romeiros interiores do Pai Eterno.

Dom Washington Cruz, CP
Arcebispo Metropolitano de Goiânia