2. Arquidiocese

Um mês dedicado à Mãe de Deus

Um mês dedicado à Mãe de Deus - Palavra do Arcebispo - Arquidiocese de Goiânia

Caros irmãos e irmãs,

Entre nós, católicos, maio é mais conhecido como “Mês de Maria”, um mês específico do ano em que devoções especiais são realizadas em homenagem à Bem-aventurada Virgem Maria. Existem muitos fatores diferentes que contribuíram para essa associação.

Há evidências, já na Igreja primitiva, de uma grande festa da Virgem Maria celebrada no dia 15 de maio de cada ano. Apesar disso, foi somente no século XVIII que maio recebeu uma associação específica à Virgem Maria. Segundo a Enciclopédia Católica, a devoção de maio, na sua forma atual, teve origem em Roma. “O Pe. Latomia, do Colégio Romano dos Jesuítas, para combater a infidelidade e a imoralidade entre os estudantes, fez uma promessa no final do século XVIII de dedicar o mês de maio a Maria. De Roma, a prática se espalhou para as outras faculdades jesuítas e daí para quase todas as Igrejas católicas do rito latino.” Esse ato de dedicar um mês inteiro a Maria não era uma nova tradição, pois existia uma anterior de dedicar 30 dias a Maria, chamada Tricesimum, também conhecida como “Mês da Senhora”.

A partir de então, várias devoções particulares a Maria rapidamente espalharam-se durante o mês de maio. Em 1945, o papa Pio XII consolidou a dedicação de maio como um mês mariano depois de estabelecer a festa de Nossa Senhora Rainha, em 31 de maio, que, após o Concílio Vaticano II, passou a ser celebrada no dia 22 de agosto.

Em meio à esta emergência sanitária, o papa Francisco nos presentou com uma bela carta para o mês de maio.

O Papa escreveu:

Já está próximo o Mês de Maio, no qual o povo de Deus manifesta, de forma particularmente intensa, o seu amor e devoção à Virgem Maria. Neste mês, é tradição rezar o Terço em casa, com a família; dimensão esta – a doméstica –, que as restrições da pandemia nos “forçaram” a valorizar, inclusive do ponto de vista espiritual. Por isso, pensei propor-vos a todos que volteis a descobrir a beleza de rezar o Terço em casa, no mês de maio. Podeis fazê-lo juntos ou individualmente: decidi vós de acordo com as situações, valorizando ambas as possibilidades.

Seguindo o quanto nos pede o Santo Padre, gostaria de propor vivamente a todos os católicos que rezem o terço juntos, em família. Essa simples e singela oração dirigida a Nossa Senhora, na verdade, é uma escola que nos educa no discipulado de Jesus e, por isso, no caminho da santidade.

Além disso, podemos associar à meditação dos mistérios da vida de Jesus, por meio do terço, outras orações marianas, como a Ladainha de Nossa Senhora. O importante é que todos nos unamos em torno da Mãe de Jesus, para com ela aprender a seguir seu Filho e a ela recorrer diante das necessidades de nossas famílias, de nossa Igreja e de toda a humanidade. Faço votos de que a devoção de rezar o terço em família, cultivada ao longo deste mês de maio, se consolide como prática comum em nossas casas. É feliz a família que tem Maria como sua Mãe.

Dom Washington Cruz, CP
Bispo Metropolitano de Goiânia