2. Arquidiocese
  3. Palavra do Arcebispo
  4. O Senhor ressurgiu realmente, aleluia!

20/04/2020

O Senhor ressurgiu realmente, aleluia!

O Senhor ressurgiu realmente, aleluia! - Palavra do Arcebispo - Arquidiocese de Goiânia

Queridos irmãos e irmãs,

Depois da celebração do Tríduo Pascal, a Igreja dá início a um novo tempo litúrgico, o tempo da Páscoa, que começa com a Vigília da Páscoa, na noite santa, e termina após 50 dias com a celebração da Solenidade de Pentecostes. Durante este tempo de alegria, a Igreja nos convida a celebrar, de modo mais vivo, o mistério de Cristo, expresso de diversos modo.

1. O Tempo do Ressuscitado

O mistério do tempo da Páscoa tem suas raízes na presença especial do Senhor ressuscitado em meio aos apóstolos. De fato, lemos no livro dos Atos dos Apóstolos: “Depois de sua paixão, Jesus mostrou-se vivo a eles com numerosas provas. Apareceu-lhes, por um período de quarenta dias, falando do Reino de Deus” (At 1,3). É essa presença singular do Ressuscitado que a Igreja celebra, atualizando-a no tempo da Páscoa, presença que enche de alegria o coração dos discípulos. O Círio pascal que brilha diante da assembleia litúrgica expressa simbolicamente a luz do Ressuscitado que ilumina sua Igreja.

2. Tempo do Espírito Santo

Nos dias da Páscoa, o Espírito Santo, dado pelo Senhor ressuscitado, exerce uma crescente obra de manifestação e santificação até seu pleno derramamento no dia de Pentecostes. O livro guia deste tempo litúrgico, segundo a tradição antiga, é o livro dos Atos dos Apóstolos, no qual o protagonista é o Espírito Santo que forma e guia a Igreja nascente.

3. Tempo da Eucaristia

O tempo da Páscoa é também o tempo eucarístico por excelência. De fato, é sobretudo na Eucaristia que o Senhor ressuscitado se faz presente e trabalha em sua Igreja. A celebração eucarística, portanto, torna viva e atual a misteriosa ação do Ressuscitado, para que nos tornemos contemporâneos com ele e nos envolvamos verdadeiramente no trabalho de nossa redenção.

4. Tempo de Alegria E Aleluia

O encontro com o Ressuscitado traz consigo a experiência da verdadeira alegria. Assim como os discípulos “se alegraram em ver o Senhor”, a Igreja na época da Páscoa se regozija no encontro místico-sacramental com o Senhor ressuscitado. A razão da alegria pascal advém da fé na ressurreição do Senhor e de sua presença contínua entre nós, mas também do fato de que, pelos sacramentos da Páscoa, elevamos com ele uma vida nova e imortal. A alegria da Páscoa que permeia toda a época da Páscoa é manifestada pelo canto de Aleluia, o canto da Igreja em comemoração. Nunca, como neste período, esse canto é tão frequente e solene.

Exorto todos os irmãos, mesmo em meio a esta emergência sanitária que, por hora, nos impossibilita da participação da Santa Missa na Igreja, a não cedermos à tentação da desesperança, por um único motivo: Cristo ressuscitou. Por isso, cantemos sempre e com alegria o “Aleluia” Pascal.

Dom Washington Cruz, CP
Bispo Metropolitano de Goiânia