2. Arquidiocese
  4. Vivamos a Semana Santa unidos pela fé

04/04/2020

Vivamos a Semana Santa unidos pela fé

Vivamos a Semana Santa unidos pela fé - Palavra do Arcebispo - Arquidiocese de Goiânia

Momentos difíceis como este que estamos vivendo requer que façamos escolhas não desejadas, mas necessárias. Diante do grande risco à vida humana que representa a pandemia causada pelo coronavírus, nossa Igreja tomou medidas preventivas à sua disseminação, mesmo ciente dos prejuízos à ação evangelizadora e à manutenção das estruturas que possibilitam o trabalho pastoral.

Estamos celebrando as missas sine populo (sem a presença do povo) e fazendo transmissões ao vivo por diversos meios de comunicação social. A Eucaristia celebrada sine populo possui a mesma grandeza, eficácia e importância daquela celebrada com o povo, pois a Eucaristia é unicamente o Santo Sacrifício de Cristo oferecido para a glória de Deus Pai, no Espírito Santo, em favor do povo de Deus, mesmo fisicamente ausente.

Não é falta de fé ou egoísmo prevenir- se contra o mal que, sabemos, pode nos atingir. Protegendo a si mesmos, estarão protegendo os seus entes queridos e a coletividade. Estamos confiantes de que, fazendo a nossa parte da melhor forma possível, em breve estaremos reunidos fisicamente em torno à mesa do Senhor, participando da comunhão com Jesus no Santíssimo Sacramento. Que o nosso sacrifício de isolamento seja oferecido em favor do bem comum.

Sejamos humildes, reconhecendo o conhecimento e as competências técnicas dos profissionais da área da saúde, que orientam nosso país e o mundo na tentativa de evitar um mal maior. Eles são unânimes em recomendar a reclusão do maior número de pessoas possível em casa, explicando que, se todos adoecermos ao mesmo tempo, a ausência de leitos e equipamentos sufi cientes para uso em massa pode tornar o quadro da pandemia incontrolável e trágico.

Semana Santa

A exemplo do que acontecerá no Vaticano e nas várias dioceses do mundo, as missas e celebrações da Semana Santa serão sine populo (sem o povo) e transmitidas pelas redes sociais arquidiocesanas e das nossas paróquias, por emissoras de televisão e rádio. Para tanto, contaremos com o empenho do Vicariato para a Comunicação e das equipes atuantes na Pastoral da Comunicação, que farão chegar aos lares e corações dos nossos fiéis a mensagem do Evangelho, que é portadora maior da esperança.

A PUC TV transmitirá, ao vivo, todas as missas da Semana Santa celebradas sem o povo, na Catedral Metropolitana, que também poderão ser acompanhadas pelas nossas redes sociais.

Neste Domingo de Ramos, convido vocês a enfeitarem as portas das suas casas ou sacadas de apartamento com ramos verdes, em um bonito sinal de que Jesus Cristo está no meio de nós.

Unidos pela fé e auxiliados pela tecnologia, coloquemo-nos em sintonia com a Via Crucis de Jesus, rezando com Nossa Senhora ao pé da sua cruz salvadora, em vigília, para que no Domingo de Páscoa possamos renascer para uma vida nova, com Cristo, Nosso Senhor. Que nos reconhecendo como filhos amados do Pai Eterno, possamos ser instrumentos da sua misericórdia divina neste mundo, especialmente para os mais necessitados.

Dom Washington Cruz, CP
Arcebispo Metropolitano de Goiânia