2. Arquidiocese
  3. Palavra do Arcebispo
  4. Sejamos dignos da nossa vocação!

27/02/2020

Sejamos dignos da nossa vocação!

Sejamos dignos da nossa vocação! - Palavra do Arcebispo - Arquidiocese de Goiânia

Caros irmãos e irmãs,

Entre os dias 8 e 18 de fevereiro, nós, os bispos do Regional Centro-Oeste, estivemos em Roma para Visita ad limina à Sé Apostólica. Ao celebrar a Santa Missa na Basílica de São Paulo Fora dos Muros, tive a oportunidade de partilhar a viva memória de São Paulo VI, quando promulgou a Encíclica Evangelii Nutiandi. Nela, o papa admoestava-nos: “Em nome do próprio Senhor Jesus Cristo, em nome dos apóstolos Pedro e Paulo, nós exortamos todos aqueles que, graças aos carismas do Espírito Santo e ao mandato da Igreja, são verdadeiros evangelizadores, a demonstrarem-se dignos da própria vocação, a exercitarem-na sem reticências nascidas de dúvidas ou do medo e a não descurarem as condições que hão de tornar essa evangelização, não apenas possível, mas também ativa e frutuosa” (EN, 74). Tornar-se digno da própria vocação! Essa é a exigência prévia do nosso ministério episcopal e, por analogia, de todos os demais serviços na Igreja.

Lembrei-me desse pronunciamento porque, neste ano, comemoramos o aniversário de 37 anos do Seminário Interdiocesano São João Maria Vianney. Por essa ocasião, queremos agradecer a Deus pelas vocações que despertou em nossas Dioceses e nos enviou para o caminho formativo em vista de responderem ao chamado de Jesus como sacerdote da sua Igreja. Lembrando dos vocacionados que já passaram por esse seminário e se ordenaram presbíteros, louvamos ao Senhor pela dedicação de suas vidas ao anúncio do Evangelho de Jesus Cristo. Externamos nossa gratidão aos seus formadores, pela generosidade e exemplo, que certamente contribuíram para os confirmarem na fé e na vocação. Convido todos a nos unirmos em oração pelos formadores desse nosso seminário e pelos seminaristas atuais, para que sejam dignos da própria vocação e possam ir pelo mundo a evangelizar com destemor, convicção e amor. Peçamos o mesmo pelos formadores e seminaristas dos nossos outros seminários – São João Paulo II e Santa Cruz.

Vida Consagrada

Uma das instâncias visitadas na Santa Sé, durante a Visita ad limina, foi a Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica, onde fomos recebidos pelo cardeal Dom João Braz de Aviz e a equipe formada por vários consagrados. Coube a mim fazer a apresentação do Regional Centro-Oeste no tocante à vida consagrada. Juntos, destacamos o imprescindível papel dos religiosos e religiosas na construção da Igreja em nossa região, sendo pioneiros ou unindo sua missão à dos heroicos sacerdotes. No início de nossas dioceses, desbravaram Goiás, Distrito Federal e Tocantins com a evangelização (à época, nosso regional incluía também o Tocantins), dedicando suas vidas à missão assumida, vivendo em terras pouco cuidadas, onde não chegava o governo.

Ainda hoje, a vida religiosa produz bons frutos em nossa região, seja nas universidades, escolas ou nas diversas e significativas obras sociais. Mas as vocações não são tantas quanto a gente gostaria que houvesse, principalmente para a vida religiosa feminina.  Unamo-nos em oração pelo nascimento de novas vocações para o sacerdócio e a vida consagrada, para que possamos retomar o amor e o fervor dos grandes missionários no anúncio da Boa-Nova, do Reino de Deus.

Damos graças a Deus por este tempo em Roma, junto ao sucessor de Pedro. Assim, pudemos ser confirmados na fé e, novamente, enviados em missão para anunciar o amor de Deus, como exortou São Paulo VI.

Dom Washington Cruz, CP
Arcebispo Metropolitano de Goiânia