2. Arquidiocese
  4. 300 edições promovendo o Encontro Semanal

17/02/2020

300 edições promovendo o Encontro Semanal

300 edições promovendo o Encontro Semanal - Palavra do Arcebispo - Arquidiocese de Goiânia

Faço minhas as palavras do Santo Padre, o papa Francisco, por ocasião do 54º Dia Mundial das Comunicações Sociais que celebramos neste ano de 2020: “Para não nos perdermos, penso que precisamos de respirar a verdade das histórias boas: histórias que edifiquem, e não as que destruam; histórias que ajudem a reencontrar as raízes e a força para prosseguirmos juntos”.

Desde 2014, o Jornal Encontro Semanal tem mantido sua linha editorial no sentido de “contar boas histórias”, promover a vida pastoral em nossas paróquias e comunidades, promover a cultura do encontro entre o povo de Deus em nossa amada Arquidiocese de Goiânia. Sim, o Jornal Encontro tem essa missão, desde o momento em que é produzido, no Vicariato para a Comunicação (Vicom), por bons profissionais que dedicam tempo articulando pesquisa, estudo de temas, entrevistas, para que tenhamos um material de qualidade, que evangelize e promova a cultura do encontro. Chegando à paróquia, o Encontro deve continuar sua jornada de distribuição para todas as comunidades, sem exceção. Cabe à Pastoral da Acolhida, onde ela existe, ou aos demais paroquianos, o papel de entregar os jornais na saída das missas de sábado e domingo e incentivar que as pessoas levem, além do seu exemplar, outro para o amigo ou vizinho. Isso também é evangelização em saída. Nossos padres, religiosos e religiosas têm papel fundamental no processo de motivar a leitura desse importante meio de comunicação da Arquidiocese: o padre, dedicando um minutinho nas homilias de domingo para destacar uma matéria da edição; os religiosos, levando exemplares onde forem visitar – hospitais, casas de família, emissoras de rádio etc. É possível fazer a voz da nossa Igreja chegar mais longe, refletindo nossa coerência e compromisso.

Em todas as edições, o leitor tem acesso a artigos diversos sobre temas fundamentais, notícias e reportagens mais profundas sobre a vida pastoral, a liturgia, o que estamos vivendo todos os dias como Igreja caminhante. Ler o Jornal Encontro é estar em comunhão com a nossa Arquidiocese.

Temos consciência, todavia, de que muito ainda é necessário ser feito no campo comunicacional, que avança e se transforma todos os dias. O desafio é constante no sentido de estar em relação, ver em nossos meios de comunicação a presença viva da nossa Igreja, por meio de suas ações. Como o próprio papa Francisco diz em sua Mensagem para o 54º Dia Mundial das Comunicações Sociais, “A vida faz-se história” e precisamos mostrar essa vida aqui. Quantas belas histórias temos a contar, quantas ações, pastorais que têm se dedicado a evangelizar e a transformar espaços e pessoas. Divulgar tudo isso é importante porque multiplicamos o bem e “revelamos o entrançado dos fios pelos quais estamos ligados uns aos outros” (Papa Francisco, 54º DMC).

O desafio de promover a cultura do encontro continua!

A minha bênção e parabéns ao nosso Encontro Semanal! Vida longa!

Dom Washington Cruz,CP
Arcebispo Metropolitano de Goiânia