2. Arquidiocese

A educação fundada em Cristo

A educação fundada em Cristo - Palavra do Arcebispo - Arquidiocese de Goiânia

Caros irmãos e irmãs,

A Igreja Católica, ao longo da sua existência bimilenar, foi pioneira na criação e na manutenção de instituições de ensino, em todos os seus níveis. Especificamente no nosso estado, as primeiras escolas e colégios foram criados e mantidos por congregações religiosas ligadas à Igreja Católica. Basta lembrarmos do Colégio dos Padres Salesianos, em Silvânia; dos Colégios Ateneu Dom Bosco, da mesma congregação; do Colégio Santo Agostinho, das Irmãs Agostinianas; e do Colégio Agostiniano, dos padres agostinianos.

No centro da missão de todas as instituições educativas está a necessidade de oferecer aos estudantes um espaço educativo de todas as dimensões da pessoa humana, que não substitua a responsabilidade educativa inalienável da família, mas que potencialize o protagonismo dos pais, os ajude a construir o projeto educativo que queiram para os seus filhos e os assessorar com os meios mais adequados para levar esse projeto a termo. Se a instituição é católica, tudo deve estar imbuído e fundado nos valores cristãos católicos, aprendidos com Cristo.

Se considerarmos a dimensão pedagógica, o projeto educativo deveria sintetizar as linhas mestras de uma educação centrada na pessoa, segundo a concepção cristã do homem e da vida. Essa concepção de projeto pretende promover uma educação completa, integral, que favoreça o desenvolvimento pleno do estudante e se manifeste em todas as dimensões que caracterizam a unidade da pessoa e da ação educativa: o desenvolvimento físico, intelectual, a educação da vontade, o desenvolvimento afetivo e social, bem como a educação moral e transcendente.

Seguindo essa tradição consolidada e frutuosa, a Arquidiocese de Goiânia, por meio da Associação Dom Antônio Ribeiro de Oliveira, amadureceu, no ano de 2018, a decisão de fundar um colégio sob sua responsabilidade. Em 2018, passamos a tratar do Regimento Interno e do Projeto Político Pedagógico, com a ajuda de uma experta no assunto. Ao mesmo tempo, começamos a procurar um local que poderia sediar, ainda que temporariamente, nosso colégio. Depois de muitas reuniões, conseguimos formular uma proposta inicial de Regimento e de Projeto Pedagógico e, com a ajuda do Pe. Rodrigo de Castro, reitor do Santuário Sagrada Família, encontramos a sede para nosso colégio.

Em meio a tudo isso, decidimos que o Colégio se chamaria Família de Nazaré. Escolhemos esse nome porque no centro da nossa proposta está o desejo de criar uma instituição de ensino que fosse como a Família de Nazaré, onde Cristo fosse o centro e onde pudéssemos criar um ambiente educativo familiar. Além disso, desejamos cooperar com as famílias na sua inalienável responsabilidade educativa e não substituí-la.

Começamos o ano de 2019 com três turmas, uma de cada série do Ensino Médio. Com imensa confiança em Deus, com grande amor pelos nossos estudantes e por suas famílias, com sincera humildade para reconhecer os erros e procurar corrigi-los, demos início ao nosso primeiro ano letivo. Estamos caminhando e enfrentando todos os desafios, para qualificarmos nossa proposta. Em tudo procuramos unicamente a glória de Deus e o bem dos nossos estudantes, a qualificação de sua formação.

Tendo dado os primeiros passos, queremos seguir adiante, com a graça de Deus, que nos guiou e nos sustentou até aqui, com o desejo de que no Colégio Família de Nazaré, toda a comunidade escolar, particularmente os estudantes e suas famílias, possam crescer não só em inteligência, mas no amor a Deus e ao próximo, e todos nós aprendamos a viver de modo mais verdadeiro o que o Senhor nos pede, cada um na sua vocação.

Desejo de todo o coração que o Colégio Família de Nazaré e os demais colégios católicos de nossa Arquidiocese possam exercer seu importante papel na educação de nossas crianças e jovens. Peço que o Divino Pai Eterno, por intercessão de Nossa Senhora Auxiliadora, possa dar a todos as graças mais necessárias para o seu caminho.