2. Arquidiocese
  3. Palavra do Arcebispo
  4. A misericórdia de Deus chega ao próximo por nossas mãos

23/07/2019

A misericórdia de Deus chega ao próximo por nossas mãos

A misericórdia de Deus chega ao próximo por nossas mãos - Palavra do Arcebispo - Arquidiocese de Goiânia

O anúncio do Evangelho de Cristo é fonte de salvação e vida plena para todo o homem e para o homem todo. Jesus mesmo disse: “Eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundância” (Jo 10,10). Esta vida, nós a teremos em plenitude somente na eternidade feliz com Deus, que começa já agora, no tempo e na história, lugar da nossa salvação. Por isso, a Igreja se empenha em anunciar o Evangelho e a convidar todas as pessoas à conversão e, ao mesmo tempo, se dedica a sanar as mazelas humanas que, em todos os tempos e lugares, refletem a falta da vida dada por Deus ao homem.

São inúmeras as ações realizadas na Arquidiocese de Goiânia, alicerçadas no compromisso com a evangelização e o desenvolvimento social das populações. São missões assumidas por congregações, paróquias, comunidades, pastorais, grupos e movimentos, distribuídos no vasto território arquidiocesano. Tudo isso reflete a dimensão dos serviços prestados às comunidades de nossa Arquidiocese, principalmente aquelas com populações menos favorecidas, da capital e dos municípios que a integram.

Destacamos o empenho dos que se dedicam a essas ações sociais, com fé, esperança, entusiasmo e perseverança, oferecendo o melhor de si para a transformação da realidade local e, assim, do mundo. São presbíteros, diáconos, religiosos, religiosas e uma multidão de leigos. Cada um reparte os seus dons. Uns levam alimentos, agasalhos e remédios a quem precisa, outros investem na educação de crianças (também cuidando delas enquanto seus pais trabalham) e de jovens e adultos, plantando o futuro do nosso país; há os que têm dons artísticos e apostam na arte como instrumento de inclusão; há os que cuidam dos nosso idosos em situação de abandono, dos irmãos em situação de rua, dos dependentes químicos que desejam resgatar sua dignidade de vida. Todos eles são evangelizadores do Reino, fazendo o que Jesus nos ensinou.

Abençoados sejam todos os que vivem de mãos estendidas ao próximo. Eles mostram a face e as mãos misericordiosas de Deus para muitos irmãos e irmãs em situação de vulnerabilidade social, e também para os necessitados de acolhimento e orientação espiritual.

Que a Igreja de Goiânia seja cada vez mais atuante na promoção social e na evangelização, de forma a alimentar essa grande corrente do bem, em unidade. Rezemos para que mais e mais pessoas se juntem a eles nessa missão. Cuidemos uns dos outros. Somos todos irmãos!

Dom Washington Cruz
Arcebispo Metropolitano de Goiânia