2. Arquidiocese
  3. Palavra do Arcebispo
  4. Tão Sublime Sacramento!

13/06/2019

Tão Sublime Sacramento!

Tão Sublime Sacramento! - Palavra do Arcebispo - Arquidiocese de Goiânia

Desde os tempos apostólicos até hoje, a Igreja não cessa de celebrar a Eucaristia, repetindo os gestos e as palavras de Cristo, por Seu próprio mandato: “Fazei isto em memória de mim” (Lc 22,19). Nesta celebração, através das palavras ditas por Jesus na última ceia e que são repetidas pelo ministro ordenado, Cristo muda o pão e o vinho no Seu Corpo e Sangue, de modo que, após a consagração, os fiéis estão diante de Jesus realmente presente sobre o altar. A Eucaristia é, portanto, uma pessoa: Jesus. Por isso, como disse São João Paulo II, “a Igreja vive da Eucaristia” (João Paulo II, Ecclesia de Eucharistia,1), porque a Eucaristia é Cristo mesmo.

No próximo dia 20 de junho, teremos mais uma vez a alegria de celebrar a Solenidade do Corpo de Cristo – Corpus Christi –, que ocupa um lugar central no Ano Litúrgico.

A razão dessa centralidade é que nessa celebração a Igreja coloca em evidência o mistério da presença real de Jesus no Sacramento da Eucaristia, isto é, ela confessa com fé viva e apostólica que crê que neste Sacramento está Jesus, real e verdadeiramente presente, com o Seu Corpo e Sangue, alma a divindade.

Podemos dizer que a celebração tem dois momentos que merecem maior destaque. O primeiro deles é a Liturgia Eucarística, precedida pela Liturgia da Palavra. Os gestos e as palavras pronunciadas pelo celebrante, desde o ofertório até a comunhão dos fiéis, cujo sentido nos é dado pelas leituras proclamadas e explicadas na homilia, e que tem como ponto alto o momento da consagração, abrem o céu e fazem Jesus presente sobre o altar. Cristo mesmo desejou estar vivo e presente entre nós e, por meio da Sua Igreja, realizou esse desejo instituindo o Sacramento da Eucaristia. Por isso, Ele pode ser comungado e adorado.

O segundo momento é a procissão com o Santíssimo Sacramento. Depois da celebração da Santa Missa, e como continuação dela, tomaremos o ostensório com Jesus na Eucaristia e faremos a procissão ao redor da Praça Cívica. Este é o momento em que, como Igreja, queremos confessar a todos que moram em nossa Arquidiocese que cremos na ressurreição de Jesus e que Ele está vivo entre nós neste Sacramento. Nosso caminhar é o dos discípulos de Jesus que, como Tomé, rezam, cantam e confessam diante do Santíssimo Sacramento: “Meu Senhor e meu Deus” (Jo 20,28). Ao mesmo tempo, andaremos pelas ruas pedindo que Ele abençoe nossa Igreja Arquidiocesana, nossas famílias, a cada um de nós e todo o povo de nossa cidade.

No fim da procissão, concluiremos a celebração com a bênção com o Santíssimo Sacramento. Naquele momento, entoaremos todos juntos as palavras do antigo hino: “Tão sublime Sacramento”.

Convido todos a participarem desta solene celebração, para que juntos possamos rezar e cantar adorando Jesus vivo e presente entre nós.

Dom Washington Cruz, CP
Arcebispo Metropolitano de Goiânia