2. Arquidiocese
  3. Palavra do Arcebispo
  4. O mistério da comunicação de Deus

16/05/2019

O mistério da comunicação de Deus

O mistério da comunicação de Deus - Palavra do Arcebispo - Arquidiocese de Goiânia

Em sua mensagem para o 13º Dia Mundial das Comunicações Sociais (2 de junho), o papa Francisco, reportando-se à Constituição dogmática Dei Verbum do Concílio Vaticano II, nos convida a refletir sobre o fundamento e a importância do nosso ser-em-relação e descobrir, nos vastos desafios do atual panorama comunicativo, que “Somos membros uns dos outros” (Ef 4,25) e que Deus é autocomunicação.

Pai, Filho e Espírito Santo, desde a eternidade, vivem um mistério de autocomunicação pessoal. No tempo, Deus se comunicou com o homem, se revelou, para que o ser humano pudesse participar de uma comunhão de amor e viver com o próximo essa mesma comunhão. O papa menciona, em sua mensagem: “Uma tal capacidade de compreensão e comunicação entre as pessoas humanas tem o seu fundamento na comunhão de amor entre as Pessoas divinas. Deus não é Solidão, mas Comunhão; é Amor e, consequentemente, comunicação, porque o amor sempre comunica; antes, comunica-se a si mesmo para encontrar o outro. Para comunicar conosco e Se comunicar a nós, Deus adapta-Se à nossa linguagem, estabelecendo na história um verdadeiro e próprio diálogo com a humanidade” (cf. Dei Verbum 2)

Muticom, a Cidade da Comunhão

Inspirada nessas convicções é que a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) promove, a cada dois anos, o Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom). A 11ª edição desse grande encontro será sediada pela Arquidiocese de Goiânia e acontecerá entre os dias 18 e 21 de julho deste ano, no Centro Pastoral Dom Fernando – CPDF.  Durante os quatro dias do Muticom, o CPDF vai se tornar a Cidade da Comunhão, onde serão estimulados o convívio fraterno, a troca de conhecimentos e experiências. O encontro terá um formato diferenciado e conferencistas altamente qualificados, o que possibilitará a todos levar uma bagagem muito rica para a ação comunicacional em suas comunidades.

Sabemos que Nosso Senhor Jesus convoca todos os cristãos a comunicarem o Evangelho e esta missão perpassa todas as ações pastorais. A Igreja Católica sempre se empenhou na prática da comunicação, e isso é imprescindível para a sua missão evangelizadora no mundo. Iniciar ou aprofundar estudos em comunicação, portanto, é útil não só para os que atuam ou desejam atuar especificamente nessa área, mas também para todos os agentes de pastoral e coordenadores de grupos e movimentos da nossa Igreja.

Como anfitriões, temos que garantir uma significativa presença no Muticom, valorizando o grande trabalho que requer a organização de um encontro desse porte. Além disso, é uma oportunidade ímpar para ampliar o conhecimento dos relevantes conteúdos que integram a sua programação, focada na comunicação para o desenvolvimento pessoal, profissional e no serviço à Igreja. Por isso, convoco o clero arquidiocesano a dedicar especial atenção a esse grande encontro, incentivando e subsidiando a participação de membros das suas paróquias.

Espero ver toda nossa Igreja no Brasil representada no Muticom 2019. Divulgue! Participe!

Dom Washington Cruz, CP
Arcebispo Metropolitano de Goiânia