2. Arquidiocese
  3. Palavra do Arcebispo
  4. “Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas! Fechais aos outros o Reino dos Céus”

26/03/2019

“Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas! Fechais aos outros o Reino dos Céus” - Palavra do Arcebispo - Arquidiocese de Goiânia

Com essas palavras, o Senhor nos quer iluminar sobre um conceito que em si mesmo é elementar, mas que poucos chegam a aprofundar: guiar para o desastre não é guiar para a vida, mas para a morte. Quem ensina a morrer ou a matar os outros não é um mestre da vida, e sim um “assassino”.

Com esse texto, o Senhor está – diríamos – de mau-humor, está justamente enfadado com os guias que extraviam o próximo e lhe tiram o gosto de viver e, finalmente, a vida: “Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas! Percorreis o mar e a terra para converter alguém, e quando o conseguis, o tornais merecedor do inferno, duas vezes mais do que vós” (Mt 23,15).

Há pessoas que tentam de verdade entrar no Reino dos Céus, e tirar essa ilusão é uma culpa verdadeiramente grave. Têm se apoderado das chaves da entrada, mas para eles representam um “brinquedo”, algo chamativo para ter pendurado no cinturão e nada mais. Os fariseus perseguem os indivíduos, e “andam à caça” para levá-los a sua própria convicção religiosa; com a finalidade de convertê-los não em filhos de Deus, e sim do inferno. O seu orgulho não leva ao céu, não conduz à vida, mas à perdição. Que erro tão grave!

“Guias – diz-lhes Jesus – cegos! Filtrais um mosquito, mas engolis um camelo” (Mt 23,24). Tudo está trocado, revolvido; o Senhor repetidamente tentou destampar os ouvidos e desvendar os olhos dos fariseus, mas diz o profeta Zacarias: “Eles, porém, não quiseram prestar atenção, deram-lhes as costas, estavam com os ouvidos surdos para ouvir” (Za 7,11). Então, no momento do juízo, o juiz emitirá uma sentença severa: “Nunca vos conheci. Retirai-vos de mim, servos maus!” (Mt 7,23). Não é suficiente saber mais: é preciso saber a verdade e ensiná-la com humilde fidelidade. Lembremo-nos o que disse um autêntico mestre da sabedoria, Santo Tomás de Aquino: “Enquanto louvam a sua própria bravura, os soberbos envilecem a excelência da verdade!”. “Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! ”(Mt 23,14)

Precisamos voltar o nosso julgamento para nós mesmos, pois um dos pecados mais denunciados por Jesus foi a hipocrisia e essa quase não entra em nossos exames diários de consciência, como bem lembrou o Frei Raniero Cantalamessa, pregador oficial da Casa Pontifícia, nesta Quaresma. “Não parece, mas a hipocrisia quase domina nossas ações no dia a dia. A nossa vida é um teatro público, uma máscara. Essa tendência inata do homem é aumentada muito pela cultura atual, dominada pela imagem: cinema, televisão, internet”, argumentou o pregador, num convite à transparência e à autenticidade.

Lembrando que a hipocrisia é mentira, pois esconde a verdade, Cantalamessa ressaltou que essa atitude é também falta de caridade com o próximo, duplicidade de vida e insinceridade. Afinal, foi Jesus quem disse: “Hipócritas, tirai primeiro a trave do vosso olho e depois vereis bem para tirar o cisco do olho do vosso irmão!” (Mt 7,5). Ele ainda nos advertiu sobre o perigo de sermos como sepulcros caiados: bonitos por fora, mas cheios de podridão por dentro.

Exortando-nos a cultivar a pureza de coração, traduzida em comportamento cristão, o papa Francisco disse, em alocução no dia 3 deste mês, que “de fato, quem é bom, do seu coração e de sua boca saem o bem, e quem é mal põe para fora o mal, praticando o exercício mais deletério entre nós, que é a murmuração, a fofoca, falar mal dos outros”. O Santo Padre afirmou que essas atitudes destroem a família, a escola, o local de trabalho, o bairro. “As guerras começam da língua”, ressaltou.

Dom Washington Cruz, CP
Arcebispo Metropolitano de Goiânia