2. Arquidiocese
  3. Palavra do Arcebispo
  4. Papa pede orações e proteção para vítimas do Tráfico de Pessoas

15/02/2019

Papa pede orações e proteção para vítimas do Tráfico de Pessoas

Papa pede orações e proteção para vítimas do Tráfico de Pessoas - Palavra do Arcebispo - Arquidiocese de Goiânia

Em suas intenções de oração para este mês de fevereiro, o papa Francisco convida os cristãos do mundo inteiro a rezar pelas vítimas do tráfico de pessoas, da prostituição forçada e da violência. Ele nos conclama a não ignorarmos que existem práticas de escravidão em nosso tempo e a sermos generosos no acolhimento dessas vítimas. No vídeo divulgado pela Rede Mundial de Oração do Papa, ele afirma: “Perante essa trágica realidade, não podemos lavar as mãos, se não quisermos ser, de certa forma, cúmplices desses crimes contra a humanidade”.

Com essa iniciativa de pedir que o mundo reze por determinada causa, a cada mês, o Sumo Pontífice ressalta a importância da oração e motiva a humanidade a voltar seu olhar para as mazelas que são geradas pelo modo de viver da nossa sociedade. No tema deste mês, ele lembra-nos qual deve ser o perfil do verdadeiro cristão. Afinal, Jesus não ensinou que o bom samaritano da parábola, ao ver o irmão caído na estrada, fez somente uma oração por ele e seguiu sua viagem. Ao contrário, ele comprometeu-se com aquele ser humano, fazendo tudo o que podia para ajudá-lo.

“Eu faço um apelo especialmente aos governos, para que sejam enfrentadas com decisão as causas deste flagelo e as vítimas sejam protegidas”, disse o Papa, que também nos convoca a colaborar para a superação do problema: "Todos, porém, podemos e devemos colaborar, denunciando os casos de exploração e escravização de homens, mulheres e crianças".

O Santo Padre enfatizou que “a oração é a força que sustenta o nosso esforço comum” e sugere que nos unamos em preces pelas vítimas do tráfico, da prostituição forçada e da violência, pedindo a intercessão de Santa Josefina Bakhita.

Rezemos juntos a oração proposta pelo papa Francisco:

Santa Josefina Bakhita, que quando criança foste vendida como escrava e tiveste que enfrentar dificuldades e sofrimentos indescritíveis. Uma vez libertada da escravidão física, encontraste a verdadeira redenção no encontro com Cristo e sua Igreja.

Santa Josefina Bakhita, ajuda todos aqueles que estão presos na escravidão. Em nome deles, intercede junto ao Deus da misericórdia, de modo que as cadeias de seu cativeiro possam ser quebradas.

Que Deus mesmo possa libertar todos aqueles que foram ameaçados, feridos ou maltratados pelo tráfico de seres humanos.

Leva alívio àqueles que sobrevivem a esta escravidão e ensina a eles a ver Jesus como modelo de fé e esperança, de forma que possam curar suas feridas.

Te suplicamos a rezar e interceder por todos nós: para que não caiamos na indiferença, para que abramos os olhos e possamos olhar as misérias e as feridas de tantos irmãos e irmãs privados de sua dignidade e de sua liberdade e ouvir o seu clamor de ajuda. Amém!

Dom Washington Cruz, CP
Arcebispo Metropolitano de Goiânia