2. Arquidiocese

31/01/2019

Rumo ao Muticom!

Rumo ao Muticom! - Palavra do Arcebispo - Arquidiocese de Goiânia

A evangelização é o foco da nossa comunicação

Foi com imensa alegria que concordamos em sediar o 11º Mutirão Brasileiro de Comunicação ‒ Muticom 2019, a pedido de Dom Darci José Nicioli, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB. Acreditamos que esse evento de âmbito nacional, marcado para julho deste ano, terá importantíssimo papel formador e motivador para os que atuam na comunicação da Igreja.

Ao mesmo tempo, o Muticom certamente despertará interesse de novos colaboradores para o trabalho na área, tão necessário para ampliar a divulgação da mensagem salvífica do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo em nossa sociedade, carente de esperança e da paz verdadeira, que só Ele pode nos dar.

Contamos com toda a Igreja de Goiânia na divulgação do Muticom 2019, para que um grande número de pessoas possa usufruir do conhecimento que nele será compartilhado e da troca de experiências, a partir do estudo do seu tema: Comunicação, Democracia e Responsabilidade Social.

Temos grande esperança nos frutos desse evento para nossa Igreja. Convido os párocos a participarem dele e a motivarem a participação dos leigos das suas paróquias. Esperamos, especialmente, significativo engajamento das equipes de Pastoral da Comunicação.

Em breve, divulgaremos a programação completa do Mutirão Brasileiro de Comunicação, a realizar-se no Centro Pastoral Dom Fernando (CPDF), que será transformado na Cidade da Comunhão, conforme o projeto do evento. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo site: muticom.com.br

Apelo do Papa

A importância que estamos conferindo a esse encontro e a escolha do seu tema respondem, pela providência divina, ao apelo que o papa Francisco faz ao mundo todo, em sua mensagem para o Dia Mundial das Comunicações, divulgada no dia do lançamento do Muticom (24), com o tema: “Somos membros uns dos outros (Ef 4,25): das comunidades de redes sociais à comunidade humana”.

O Santo Padre pede para refletirmos sobre “o fundamento e a importância do nosso ser-em-relação e descobrir, nos vastos desafios do atual panorama comunicativo, o desejo que o homem tem de não ficar encerrado na própria solidão”. Convida-nos a crescer na compreensão recíproca e não apenas multiplicar conexões virtuais. Questiona como poderemos reencontrar a verdadeira identidade comunitária na consciência da responsabilidade que temos uns para com os outros, inclusive na rede on-line. O Sumo Pontífice aponta que o caminho “vai do indivíduo que sente o outro como rival para a pessoa que nele reconhece um companheiro de viagem”.

Dom Washington Cruz, CP
Arcebispo Metropolitano de Goiânia