2. Arquidiocese
  4. Que a Santa Mãe de Deus nos ajude a acolher Jesus em nossa vida

02/01/2019

Que a Santa Mãe de Deus nos ajude a acolher Jesus em nossa vida

Que a Santa Mãe de Deus nos ajude a acolher Jesus em nossa vida - Palavra do Arcebispo - Arquidiocese de Goiânia

Chegamos ao final de mais um ano. É momento de balanço quanto às metas e realizações de 2018, de planejamento do Ano Novo e, principalmente, de Ação de Graças por cada dia vivido.

É frutífera uma reflexão sobre nossa responsabilidade quanto aos problemas enfrentados, mas não devemos ficar paralisados, lastimando. Entreguemos nossas falhas nas mãos de Deus, mediante a confissão, e a misericórdia divina as dissipará. Recomecemos a jornada, com a sincera intenção de não pecar mais.

Um primeiro passo para uma vida nova é abandonar a soberba, que nos faz pensar que somos infalíveis e ver somente as falhas dos outros. Reconhecer os erros contra nós mesmos e contra os irmãos, perdoar-nos e pedir desculpas a quem magoamos são atitudes de coragem, que promovem reconciliações. Sejamos instrumentos para a construção de uma cultura de paz.

O sentimento de gratidão é um bom companheiro para o Ano Novo: gratidão a Deus pelo dom da vida, aos nossos pais pelo cuidado e formação para a vida, aos que nos oferecem amizade, a todas as pessoas que nos ajudam na caminhada neste mundo.

Gratidão eterna devemos ter para com a nossa Mãe Maria, pela humildade de seu coração, que foi capaz de acolher os dons de Deus e gerou o nosso Salvador. Tenhamos o Mestre como modelo maior e Maria como um exemplo de ser humano que soube acolher e seguir Jesus, vivendo em santidade.

No primeiro dia de cada ano, nossa Igreja celebra o mistério da encarnação, que fez da Virgem Maria a Santa Mãe de Deus! Proclamamos um único Deus, no Pai e no Verbo, por isso, a Santíssima Virgem é a Mãe de Deus.

Que infinita capacidade de perdoar tem a Mãe de Deus, que não só perdoou a humanidade por ter assassinado seu filho e redentor, como tornou-se incansável intercessora nossa junto ao Pai. Generosa auxiliadora, ela que tem nos ensinado a amar a Deus sobre todas as coisas, através dos séculos, enviando-nos mensagens de esperança e fé por meio daqueles que têm corações puros, capazes de ouvi-la.

Peçamos àquela que é advogada nossa, a graça de permanecer unidos a Jesus e de cultivar em nossas vidas a Paz que Ele nos deixou como ensinamento e herança. Que tenhamos um coração grato pelos inúmeros benefícios da sua misericórdia. Que consigamos enxergar e sentir Sua presença naqueles que mais precisam da nossa ajuda, seja material (para amenizar o sofrimento da extrema pobreza e da doença), ou na forma de acolhimento aos aflitos, com palavras de esperança.

Retomemos sempre a leitura do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, meditemos sobre sua mensagem, e saberemos o que fazer e o que dizer para ajudar o próximo. Santa Maria Mãe de Deus, rogai por nós, neste ano que se inicia e por toda a nossa vida, para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém!

Feliz Ano Novo!

Dom Washington Cruz, CP