2. Arquidiocese
  4. A PUC Goiás nasceu do ardor Missionário

22/10/2018

A PUC Goiás nasceu do ardor Missionário

A PUC Goiás nasceu do ardor Missionário - Palavra do Arcebispo - Arquidiocese de Goiânia

No dia 14 de outubro, eu estive junto a uma grande multidão e ao papa Francisco, na Praça de São Pedro, em Roma. Participei de uma grandiosa e comovente celebração de canonização, na qual o papa Francisco, após longa e criteriosa avaliação da Igreja, fez a declaração solene da santidade de Dom Oscar Romero, do papa Paulo VI e de outros cinco santos: dois sacerdotes, duas religiosas e um santo jovem leigo italiano, de apenas 19 anos, Núncio Sulprizio.

A história do cristianismo, durante 20 séculos ininterruptos, é uma insistente história de testemunhos. Mais do que as palavras de pregação sobre Jesus, a humanidade sempre esteve intrigada com a coragem e o testemunho daqueles que encontraram Jesus em suas vidas e, depois disso, tornaram-se pessoas diferentes. Suportaram o sofrimento, prisões e a morte com uma convicção inabalável.

No último dia 17, na Missa em Ação de Graças pelos 59 anos de nossa querida Pontifícia Universidade Católica de Goiás, celebramos o testemunho de homens e mulheres que um dia foram encontrados por Cristo e a Ele responderam com o discipulado missionário, e souberam testemunhar a sua fé também com obras e com as suas próprias vidas.

Em ação de graças, tenhamos um coração agradecido. Nessa Universidade, muita gente, de várias gerações, dedicou sua vida, enfrentou cansaços e dores, derramou lágrimas de sofrimento e teve noites sem dormir, cheias de preocupação. Nessa Universidade, dezenas de milhares de pessoas se formaram, conquistaram sua autonomia e fizeram o mundo melhor.

Essa Universidade consolidou sua identidade católica e comunitária, fortaleceu suas estruturas de serviço ao bem comum, e firmou-se no ensino, na pesquisa, na extensão. Nossa Universidade conquistou respeito e liderança e, hoje, os seus espaços acadêmicos estão entre os mais belos do país. Tornou-se Pontifícia, um raro título concedido a algumas universidades católicas do mundo.

São quase 60 anos de Tradição e de Inovação, transformando vidas! Agora, nos fixamos principalmente no futuro. Entregamos nas mãos das novas gerações o legado que um dia recebemos de nossos antepassados. Pedimos que cuidem bem de nossa querida Universidade, que multipliquem, com criatividade, os talentos que ela abriga, que tornem essa PUC uma das melhores do Brasil, e que a façam brilhar no mundo. Para a glória de Deus e o bem de toda a humanidade!

Que nossa querida PUC – unida internamente e consciente de sua missão –, ajude a superar o ódio e a violência, a corrupção e os preconceitos, a exclusão e o sofrimento dos mais pobres, a destruição ambiental e a depressão psicossocial.

Que nossa querida Universidade esteja preparada sempre mais para colaborar com as políticas públicas e para elevar aqueles que estão relegados às periferias sociais e existenciais. Para isso, nada de drogas, de suicídio ou de feminicídio; se for para perder a vida, que seja gastando-a em favor do bem, da paz e do amor, como o fizeram os santos da Igreja.

Dom Washington Cruz, CP
Arcebispo Metropolitano de Goiânia