2. Arquidiocese
  4. Rezemos pelo Congresso da Pastoral Familiar

04/09/2018

Rezemos pelo Congresso da Pastoral Familiar

Rezemos pelo Congresso da Pastoral Familiar - Palavra do Arcebispo - Arquidiocese de Goiânia

É com muita alegria e esperança que a Arquidiocese de Goiânia irá sediar, nos dias 7, 8 e 9 deste mês, o VI Congresso Regional da Pastoral Familiar, promovido pelo Regional Centro-Oeste da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB. ‘’O Evangelho da Família, alegria para o Mundo’’ é o tema que vai inspirar as reflexões e celebrações, associado ao lema ‘’Completai minha alegria permanecendo unidos’’ (Fl 2,2).

Destinado a agentes da Pastoral Familiar e pessoas ligadas a movimentos dessa área, o encontro oferecerá uma extensa e rica programação, com missas, palestras, momentos culturais e de oração. Nas reflexões, serão contempladas a Exortação Apostólica Pós-Sinodal Amoris Laetitia, a Teologia do Corpo e as catequeses do Encontro Mundial das Famílias, realizado recentemente, na Irlanda.

Em sua homilia na missa que encerrou o Encontro de Dublin, o papa Francisco enfatizou seus votos de que as famílias se tornem fonte de encorajamento para os outros, para partilhar “as palavras de vida eterna” de Jesus. “Cada dia novo na vida das nossas famílias e cada nova geração trazem consigo a promessa de um novo Pentecostes, um Pentecostes doméstico”, disse o sumo pontífice. O Filho de Deus, afirmou ainda Francisco, se encarnou neste mundo por meio de uma família, e em cada geração, através do testemunho das famílias cristãs, tem o poder de romper todas as barreiras para reconciliar o mundo com Deus e fazer de nós aquilo que desde sempre estamos destinados a ser: uma única família humana.

O amor pelas famílias e suas causas norteia os trabalhos da Pastoral Familiar, que reafirma Jesus Cristo como caminho de santificação e motivação. Serviço que se realiza na Igreja e com a Igreja, de forma organizada e planejada, essa pastoral tem como objetivo apoiar a família, onde se encontra, para que possa existir e viver dignamente, estabelecer relacionamentos e formar as novas gerações conforme o plano de Deus.

Louvamos e agradecemos o grande trabalho da coordenação e de toda a equipe organizadora do VI Congresso Regional da Pastoral Familiar ‒ tendo à frente os bispos Dom João Wilk (referencial da PF /RCO) e Dom Moacir Silva Arantes (auxiliar da Arquidiocese de Goiânia) ‒, cujo empenho certamente marcará importantes avanços metodológicos e espirituais na ação dessa pastoral. Convido toda a Igreja em Goiânia a unir-se em oração antes e durante a realização do evento, para que dele nasçam novas e santas práticas. Para tanto, peçamos a intercessão de nossa mãe, Maria Santíssima, cujo sim a Deus e à vida permitiu que tivéssemos, hoje, o modelo da Sagrada Família para seguir!

Dom Washington Cruz,CP
Arcebispo Metropolitano de Goiânia