|
Palestra lembra Dia Mundial das Comunicações |
|
|
|
|
Seg, 18 de Maio de 2009 16:08 |
|

Em acolhimento à mensagem "Novas tecnologias, novas relações - promover uma cultura de respeito, de diálogo, de amizade", tema do Papa Bento XVI para o Dia Mundial das Comunicações deste ano, a Arquidiocese promove uma palestra sobre o tema nesta sexta-feira (22 de maio).
O encontro será conduzido pelo jornalista Elder Dias, assessor de imprensa da Arquidiocese, no Centro de Pastoral Dom Antonio, às 20 horas.Ele tem mestrado em Linguística, trabalhou 11 anos como repórter, subeditor e editor no jornal O Popular e participa da Pastoral da Comunicação na Paroquia Nossa Senhora da Assunção, no Conjunto Itatiaia. Por mandato do Concílio Ecumênico Vaticano II, o Papa Paulo VI instituiu em 1966 a Jornada Mundial das Comunicações Sociais. Nesse dia, em todas as dioceses, as comunidades são chamadas a refletir sobre os desafios postos pela mídia à tarefa de evangelizar. Os papas sempre deram um norte para essa reflexão, produzindo, todos os anos, uma mensagem especial para a jornada. Em cada uma delas, eles destacam os novos apelos que esse universo faz ao Evangelho e à Igreja e o que se tem como resposta a essas provocações.
Neste ano, a mensagem do Papa Bento XVI fala sobre novas tecnologias de comunicação influenciando os relacionamentos humanos. Publicada em 24 de janeiro – dia de São Francisco de Sales, padroeiro das comunicações –, a mensagem traz um texto curto, objetivo e interessante, que pode ajudar muito na meditação e discernimento dos cristãos diante das novidades da internet.
Dom Orani Tempesta, Arcebispo do Rio de Janeiro e bispo responsável pelo setor de Comunicação da CNBB, considera que “a posição da Igreja é positiva ao reconhecer que essas tecnologias são um verdadeiro dom para a humanidade quando passa a enumerar as facilidades de acesso e comunicação global, a onipresença da internet, famílias em contato em lugares distantes, acesso a documentos e notícias e às descobertas científicas e facilidade de aprendizagem, criando inclusive uma nova cultura, novos modelos de comunicação e de relações humanas provocadas pelas novas tecnologias”.
|