3. Vida Cristã

23/07/2018

São Josemaria Escrivá, o Santo do Otimismo

Dom Levi Bonatto, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Goiânia

São Josemaria Escrivá, o Santo do Otimismo - Vida Cristã - Arquidiocese de Goiânia

São Josemaria Escrivá, fundador do Opus Dei, possuía muitas virtudes, porém o otimismo e a confiança sobressaíam-se. Mas não era uma confiança irresponsável e irrefletida. Pelo contrário, vê-se que essa alegria e otimismo, traços do seu caráter, aparecem ancorados nas virtudes teologais da fé, esperança e caridade.  Foi um homem movido pelo sobrenatural.

O otimismo de São Josemaria estava baseado justamente nas palavras do Senhor. E dessa forma sempre procedeu na vida. Dizia certa vez: “Ainda que alguma vez pareça que tudo se afunda, nada se afunda, porque Deus não perde batalhas”.    (São Josemaria Escrivá).

Sempre tinha uma atitude positiva diante da vida. Sempre demonstrava uma confiança muito grande no Senhor, uma forte esperança divina. Fazia refletir os que o ouviam: Otimistas alegres, Deus está conosco! Por isso, encho-me diariamente de esperança. Essa virtude faz-nos ver a vida como é: bonita! de Deus!

E levava à prática o que pregava. Quando eclodiu a Guerra Civil Espanhola, o Opus Dei tinha somente uma casa em Madrid que havia sido montada com muito sacrifício e investimento de todas as suas economias e as de sua família. Ao acabar a Revolução, essa casa encontrava-se em escombros e a maioria das pessoas do apostolado do Opus tinha desaparecido. As dificuldades eram inúmeras.

Depois de 10 anos de trabalho intenso, o balanço não era nada alentador. Tudo destruído, teria que recomeçar. O então Padre Josemaria não desanimou, apreciava as coisas sob um ponto de vista muito mais elevado, o sobrenatural. O Opus Dei é de Deus – pensava – e, portanto, Deus o levará para diante.

Como sabemos, São Escrivá também esteve no Brasil e aqui ficou encantado com a nossa gente. Encheu-se de otimismo e via as grandes possibilidades de crescimento da fé católica em nosso país. Para os membros do Opus Dei dizia: “Do Brasil e desde o Brasil”, referindo-se que daqui sairiam inúmeras vocações para outros países, o que de fato hoje acontece. O seu otimismo era sempre realista.

Nos seus escritos e na sua pregação, sempre fez questão de ser um sacerdote otimista e que confiava nos meios sobrenaturais. “Para a frente, aconteça o que acontecer!  Bem agarrado ao braço do Senhor, considera que Deus não perde batalhas. Se te afastas dEle por qualquer motivo, reage com a humildade de começar e recomeçar...” (Amigos de Deus, 214).

Que São Josemaria sirva-nos de exemplo, principalmente, quando deixamos o pessimismo, a tristeza e a ansiedade entrar na nossa vida, nos momentos em que achamos que não podemos fazer mais, ou mesmo que não podemos cumprir com as nossas obrigações e deveres. Precisamos reagir imediatamente, pensando que contamos sempre com a ajuda de Deus.  Também recomendava “Que importa que tenhas contra ti o mundo inteiro, com todos os seus poderes? Tu ... para a frente!   Repete as palavras do salmo: ‘O Senhor é a minha luz e salvação, a quem temerei?’” (Caminho, 482).

O Santo do trabalho, assim chamado por São João Paulo II, tinha uma jaculatória que rezava muito e ensinava também aos demais. Dizia em latim omnia in bonum, que podemos traduzir por tudo é para o bem. Tudo o que vem do Senhor é para nosso crescimento. “Não sejas pessimista. Não sabes que tudo quanto sucede ou pode suceder é para o bem? – Teu otimismo será consequência necessária da tua fé”, ensina São Josemaria.

A fé no Senhor é que irá tornar eficaz a nossa vida de cristãos e dela tiraremos os frutos que Deus espera de nós. Com o Senhor, podemos realizar uma grande pesca.

Terminamos com este bonito texto de São Josemaria, que resume o pensamento do Santo neste tema: “Duc in altum” – Mar adentro! (Avança para águas mais profundas) – Repele o pessimismo que te faz covarde. “Et laxate retia vestra in capturam” – e lança as redes para pescar. Não vês que podes dizer, como Pedro: “In nomine tuo, laxabo rete” (Mas, em atenção à tua palavra, vou lançar as redes).

Podemos, com Pedro, fazer grandes pescas, seja de almas, de boas obras, de orações, de caridade, de bondade, de fidelidade.