Onde voce deseja procurar?

  • Arquidiocese
  • Paróquias
  • Clero
  • Pastoral
  • Liturgia
  • Cursos
  • Comunicação

Você está em:

  1. Home
  2. Comunicação
  3. Vida Cristã
  4. Liberdade! Sim, mas qual?

04/12/2017

Liberdade! Sim, mas qual?

Ideologia de gênero...ainda outra reflexão

Liberdade!  Sim, mas qual? - Vida Cristã - Arquidiocese de Goiânia

Um dos elementos centrais da ideologia de gênero é a defesa de que cada pessoa, no campo da sexualidade, pode e deve livremente “inventar-se a si mesmo”, escolhendo a sua identidade sexual, com a possibilidade de refazer a escolha ilimitadamente e reinventar-se sempre, aplicando uma compreensão líquida da autoidentificação sexual. Esse mesmo princípio, com matizes próprios, está presente em certo número de outras ideologias que, como a de gênero, militam a favor da revolução no campo das questões relativas à sexualidade e às relações entre homem e mulher, tentando subverter a ordem proposta até então. Vê-se, portanto, que um dos elementos centrais de tais ideologias se apoia em uma específica compreensão de liberdade. Qual é essa compreensão?

Olhando a história da humanidade, vemos que, de modos e intensidades distintos, o homem sempre procurou defender a sua liberdade. Essa bandeira, porém, passou a tremular com contornos bastante particulares a partir do renascimento, do iluminismo e da idade moderna. Esses movimentos filosófico-culturais, que se interpenetraram e se sucederam a partir de meados do século XIV, propuseram uma mudança do eixo existencial em direção a um ideal humanista, racionalista e naturalista, em detrimento da compreensão teocêntrica do mundo, do homem e da sua relação com Deus. A exaltação do ser humano e da sua razão foi se configurando, pouco a pouco, como um dever de emancipar o homem da sua submissão a Deus e dar a ele a liberdade que merecia.

A liberdade do homem passou, então, a ser compreendida como expansão absoluta do “ego”, que tomou o lugar de Deus. Liberdade seria, portanto, a autonomia absoluta do sujeito ante qualquer elemento externo a si mesmo, qualquer autoridade que não seja o próprio “eu” e qualquer ordem objetiva da realidade que não seja o próprio desejo. Em suma, liberdade passou a ser “fazer o que se quer” e cada ser humano livre é deus de si mesmo.

Apesar de exaltada, essa compreensão de liberdade causa uma primeira dificuldade. Se todos são uma espécie de deus e o “ego” de cada um deve poder expandir-se absolutamente, a vida em sociedade passa a ser uma guerra dos deuses, um conflito constante de “egos” em expansão absoluta e ilimitada. Uma verdadeira tragédia! Para resolver esse problema, com a consciência de que tal ideia de liberdade é impraticável, tenta-se adotar, mediante contrato velado e aceito por todos, uma lei apaziguadora: “minha liberdade termina onde começa a do outro”. Essa solução contratualista mostra que, além de ser impraticável, essa ideia de liberdade é falsa, pois torna evidente que ela tem limites, mesmo que seja defendida como ilimitada.

Dessa solução contratualista nasce outra dificuldade. Como ela não muda a compreensão de liberdade e nem tira do homem a ideia de que ele é um deus livre para fazer o que quer, na prática ainda temos a guerra dos deuses. Isso se dá, porque ninguém  quer perder o seu posto e sua liberdade e, portanto, quem é mais forte passa a se impor sobre os demais, em nome da sua liberdade, ao mesmo tempo que passa a impor, em nome da sua liberdade, a perda dela aos outros. Basta nos lembrar do que aconteceu durante a Revolução Francesa, cujo lema era: “Liberdade, igualdade e fraternidade”. Os revolucionários franceses, que incarnavam as ideias que apresentamos, defendiam a liberdade, sim, mas para quem pensava como eles. Para quem os contradizia, cabia a prisão e o enforcamento.

Curiosamente, é o mesmo que acontece com as ideologias atuais ligadas à revolução sexual, a de gênero e outras: seus fautores apregoam a liberdade, mas só para quem pensa com eles. Os demais são “...fóbicos”, “...chistas” e outros títulos mais. Por isso, defendem a liberdade deles, e os que não concordam que sejam condenados. O mesmo se viu em certas manifestações artísticas recentemente, em museus e fora deles. Defendiam a liberdade de expressão, mas ninguém podia livremente discordar, senão era chamado de fascista. É o Olimpo que se levanta e tenta-se impor sobre os mortais. Isso não é liberdade!

Vê-se, portanto, que a ideia de liberdade entendida como “fazer o que se quer” é falsa e serve apenas para que alguns grupos garantam, somente para eles mesmos, a possibilidade de exigir direitos de subverter uma ordem objetiva da realidade que eles não desejam seguir. Sim, o ser humano é livre, e devemos defender sua liberdade. Sim, mas qual liberdade? 

Quando afirmamos que o homem, é livre é porque reconhecemos que ele pode, por si mesmo, conduzir a sua existência. Ele é sujeito da sua própria vida e pode autodeterminar-se para um fim. Mas isso só é possível porque o homem é um ser racional, isto é, capaz de refletir sobre a realidade que o cerca e compreender o que é conforme à verdade e ao bem. Firmada em uma ordem objetiva que sua razão conhece a pessoa pode julgar como boa ou má uma escolha e, por esse juízo, determinar sua existência. Esse bem ele não o inventa porque quer, mas o contempla, o conhece, a ele adere ou não. Daqui é que se pode dizer que o homem é livre e responsável pelo que faz, pois, ponderando sobre o que deve escolher, tendo uma ordem objetiva como paradigma, ele responde pela escolha que, livremente, fez de promover ou não o bem.

A liberdade é, portanto, a capacidade que o homem tem de autodeterminar sua vida colocando em prática o bem, conhecido com base em uma ordem objetiva existente, graças às suas capacidades racionais. Por isso, só se pode falar de liberdade tendo esse referencial objetivo de bem, de verdade. O homem é livre sim, mas a liberdade verdadeira é a capacidade que ele tem, por sua inteligência, de governar a sua vida colocando em prática o bem. Assim ele se constrói, promovendo o seu bem e o bem comum. É essa liberdade que devemos defender: a liberdade de fazer o bem objetivo, porque é o bem, um bem que constrói a pessoa e a sociedade.

No caso das questões relativas à sexualidade, o senso comum humano e as ciências defendem que há uma ordem objetiva. Essa ordem objetiva, provada e comprovada ao longo dos anos e, atualmente, corroborada pela biologia, psicologia, medicina e outras ciências, com as mais desenvolvidas técnicas e raciocínios, nos mostra que o ser humano nasce homem e mulher, do ponto de vista físico e psicológico. A construção da identidade sexual está, portanto, fundada na sua natureza sexuada e é consolidada com os aportes educativos e relacionais vividos, prioritariamente, dentro da família. O bem está, portanto, em respeitar essa verdade e é livre quem a respeita.

No âmbito da sexualidade, se o homem deseja ser verdadeiramente livre, só poderá sê-lo se viver segundo a ordem da sua natureza. Senão, ele volta para o capricho do “ego” que se expande absolutamente, afirmando ser livre só para fazer o que quer. Vivendo assim, no fim, se ele chegar lá, colherá os maus frutos de sua falsa liberdade e obrigará as gerações futuras a amargar as consequências deles. Será como o elefante que, afirmando ser um rato, exige o direito de estar dentro de uma loja de porcelana!

 

Pe. Luiz Henrique Brandão de Figueiredo
Reitor do Seminário Menor Arquidiocesano São João Paulo II

 

 

Nós usamos cookies para oferecer uma melhor experiência a você quando estiver visitando o nosso site. Ao clicar em "Aceitar e Fechar", você concorda com o uso dos cookies e termos na nossa Política de privacidade.

Aceitar e Fechar