3. Vida Cristã

18/10/2017

80 anos da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Catedral Metropolitana de Goiânia

80 anos da  Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora - Vida Cristã - Arquidiocese de Goiânia

A pedra fundamental da cidade de Goiânia foi assentada no dia 24 de outubro de 1933. No dia 24 de maio de 1935, foi fincada a pedra fundamental da primeira Igreja de Goiânia. Em 1937, no dia 22 de dezembro, foi criada a primeira paróquia da nova capital, que escolheu, como patrona, Nossa Senhora Auxiliadora. Mais tarde, os vereadores deram-lhe o título de padroeira da cidade e declararam feriado municipal o dia de sua festa litúrgica, 24 de maio.

Eis como Dom Abel Ribeiro Camelo, bispo auxiliar da Arquidiocese de Goiás, consigna, no livro do tombo, o registro da criação da Paróquia: “O Decreto da criação da Paróquia de Nossa Senhora Auxiliadora, de Goiânia, foi expedido pela Cúria Arquidiocesana de Sant’Ana de Goiás, em 22 de dezembro de 1937. A Matriz, a primeira de Goiânia, que também é o primeiro Templo religioso da nova capital do estado, está levantada nas proximidades do Palácio do Governo, e fica em zona residencial, à rua 19, quadra 31, em lote vasto e bem situado”.

A cerimônia da bênção da nova matriz obedeceu um grandioso programa, realizado juntamente com as tradicionais festas natalinas do ano de 1937.

Essa simpática capela, construída na rua 19, foi nossa matriz provisória e sede paroquial por longos 20 anos. Somente no ano de 1947, 10 anos, portanto, depois da criação da paróquia, foram lançados os alicerces da atual igreja. As obras da construção foram progredindo aos poucos e, após mais de 10 anos de trabalho, o Sr. Dom Abel, no dia 10 de maio de 1956, procedeu à bênção e inauguração da Catedral, com a presença de autoridades, associações religiosas e muita gente.

A igrejinha da rua 19 foi nossa Igreja Matriz durante 20 anos: do dia 22 de dezembro de 1937 a 10 de maio de 1956. Tenho muitas saudades da nossa igrejinha, onde rezei muitas missas e exerci o ministério sacerdotal. Fiquei muito triste quando me disseram que ela havia sido demolida... Ficamos sem a mais preciosa relíquia dos primórdios da Igreja na nova capital...

Em 1964, o Sr. arcebispo Dom Fernando Gomes dos Santos nomeou o padre Carmelo pároco da Catedral, com a missão especial de concluir os trabalhos de construção da Catedral (a torre) e fazer a adaptação do interior da igreja às novas normas da liturgia emanadas do recente Concílio Vaticano II. O padre Carmelo, incansável na empreitada que lhe fora cometida pelo Sr. arcebispo, aos poucos, sem interromper o uso do templo, levou avante os trabalhos: trocar todo o piso; colocar o altar-mor no centro da nave; revestir as paredes internas com a fixação das cruzes de mármore preto para a unção sagrada do templo; colocar os bancos de mogno e o órgão de tubos; reformar a rede elétrica e o som; construir a capela do Santíssimo etc.

Desse modo, no dia 8 de dezembro de 1966, a nossa Catedral foi sagrada pelo cardeal Dom Sebastião Baggio, na oportunidade, núncio apostólico no Brasil. E, a partir dessa data, o Sr. arcebispo tirou o adjetivo “provisória” da Catedral, tornando-a a Catedral definitiva da Igreja particular de Goiânia.

Os vigários da Catedral, nesses 80 anos.

O 1º foi o mons. Abel. O atual, mons. Daniel Lagni, é o 17º. Quatro vigários eram padres Salesianos; um era Agostiniano. Todos os outros eram do Clero Diocesano.

Um grupo eminente de sacerdotes colaborou com os vigários e prestou um excelente reforço às atividades ministeriais da paróquia. Nossa comunidade agradece e reza por todos esses dedicados obreiros do Reino do Senhor.

Todos os vigários, ao longo dos anos, tiveram um cuidado especial com a conservação de nossa igreja, realizando as reformas necessárias e as emergências inesperadas que surgem nas grandes obras de uso constante, como é o caso de uma igreja que é usada diuturnamente.

A comunidade paroquial nunca se omitiu, atendendo generosamente aos apelos da coordenação. Se for levado avante o projeto de uma nova Igreja Catedral, mais suntuosa para nossa cidade, a Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, a primeira de Goiânia, continuará como uma bela igreja matriz, para atendimento de seus queridos paroquianos.

Mons. Nelson Rafael Fleury
Vigário na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora (Catedral)