3. Vida Cristã
  4. Para que um leigo estuda Teologia?

04/10/2017

Para que um leigo estuda Teologia?

Conheça o Curso de Teologia da PUC Goiás

Para que um leigo estuda Teologia? - Vida Cristã - Arquidiocese de Goiânia

Mais uma vez estamos aqui para falar do valor da Teologia e entender seu papel no seio da nossa Igreja arquidiocesana. Porém, antes, gostaria de recordar alguns fatores muito importantes que não podem jamais ser deixados de lado. Merece destaque a missão da Igreja Católica, que é a de proclamar a Boa-Nova às pessoas de todas as nações, tribos, povos e línguas (cf. Mt 28,18-20; Ap 7,9). Dessa missão, todos os batizados são participantes, não somente os ordenados, e, sim, todos os fiéis, cada um a seu modo e de acordo com as suas condições.

Somos conscientes de viver num mundo plural, e por isso muitas vezes cheio de contradições, marcado pelo relativismo gnosiológico ou metafísico, estético, ético ou político-social, cultural, religioso. Portanto, mais do que nunca, precisamos ser sal da terra e luz do mundo, em outras palavras, não podemos omitir nossa identidade. Como cristãos, cremos que Jesus Cristo é a resposta para todas as perguntas de todos os tempos. Para darmos um testemunho fecundo no mundo que nos cerca, precisamos ter sempre diante dos olhos o que nos convoca São Pedro em sua primeira carta: “Não tenhais medo de suas intimidações, nem vos deixeis perturbar. Antes, declarai santo, em vossos corações, o Senhor Jesus Cristo, e estai sempre prontos a dar a razão da vossa esperança a todo aquele que a pedir” (1Pd 3,14-15).

Estamos mais uma vez na expectativa da chegada de novos alunos para o curso de Teologia da PUC Goiás. O edital do vestibular foi publicado no dia 15 de setembro, e as inscrições estarão abertas até o dia 6 de outubro. Os interessados devem acessar http://vestibular.pucgoias.edu.br/vestibularsocial/ e, no dia 7 de outubro, comparecer no horário marcado para realizar o exame de vestibular. Lembrando que nesta edição só estão abertas as vagas para o turno noturno, que tem a vantagem do desconto de 50% na mensalidade. As aulas acontecem sempre às terças, quartas e sextas-feiras, das 19h às 22h, e no sábado, das 7h às 17h, no prédio do Instituto de Filosofia e Teologia Santa Cruz, nas dependências do Centro Pastoral Dom Fernando (CPDF).

Nestes cinco anos ajudando na coordenação do curso de Teologia da PUC Goiás, várias vezes escutei frases negativas a respeito da presença do leigo no curso de Teologia. Infelizmente, ainda há quem acredite que quando um leigo inicia seus estudos teológicos, ele logo perde a fé, se torna frio na sua relação com Deus. Esse pensamento não é verdadeiro, pois quem faz tal afirmação, a faz porque ainda não compreende a essência da Teologia, que consiste na reflexão científica sobre a revelação divina que a Igreja aceita pela fé como verdade salvífica universal. A Teologia não é uma ciência de apenas uma via. Os dois níveis de conhecimento, a fé e a razão, encontram-se em seu contexto, compondo uma narrativa integrada. O papa São João Paulo II, no ano de 1990, já nos ajudava a compreender isso ao afirmar: “conservando cada disciplina acadêmica a sua integridade e os próprios métodos, este diálogo põe em evidência que a investigação metódica, em todo o campo do saber, se conduzida de modo verdadeiramente científico, [...] conduz a um amor maior pela mesma verdade e contribui para uma compreensão mais ampla do significado da vida humana” (Constituição Apostólica Ex Corde Ecclesiae, n. 17). Sendo assim, é impossível que alguém que se abra ao conhecimento e à fé se perca.

Por outro lado, temos várias razões positivas para um leigo fazer uma graduação em Teologia. Apresento-lhes algumas delas: quem faz Teologia cresce na direção de uma fé “inteligente”; capacita-se para uma melhor atuação pastoral; cresce na espiritualidade, pois conhece com maior profundidade a Palavra de Deus; e entende as raízes históricas do Cristianismo. O estudo ajuda o aluno de Teologia a entender, de modo científico e sistemático, a fé cristã, pois ao longo dos oito semestres do curso, ele tem a oportunidade de conhecer e aprofundar as belezas da Tradição Cristã. Com a ajuda e orientação de nossos professores, ele aprenderá a ler e interpretar os documentos do Magistério da Igreja. Se um (a) aluno (a) não tem muitas pretensões para o futuro acadêmico (mestrado ou doutorado), o estudo de Teologia é um modo de alargar os horizontes pastorais e também se preparar para ser um ótimo catequista ou agente de pastoral.

Atualmente, temos vários alunos que estão cursando Teologia como sua segunda faculdade e que entraram no curso como portadores de diploma. Eles realizaram a sua primeira graduação para garantir a sobrevivência e agora realizam a segunda para o cultivo pessoal. Vê-se que muitos chegam apenas querendo satisfazer suas inquietações religiosas, outros em busca de discernir sua vocação (muitos homens estão discernindo o chamado para o diaconado permanente).  Diante disso, podemos concluir que um leigo pode e deve fazer Teologia. Sua vaga está te aguardando. Procure-nos para mais informações. Venha fazer parte da nossa família do curso de Teologia da PUC Goiás.

Pe. David Pereira de Jesus
Auxiliar de Coordenação do curso de Teologia da PUC Goiás