3. Vida Cristã

Pastoral Familiar

A busca por uma Pastoral Familiar organizada, afetiva e efetiva

Pastoral Familiar - Vida Cristã - Arquidiocese de Goiânia

Existem, em nossa Arquidiocese, muitas experiências bonitas, marcantes e profundamente evangelizadoras das famílias. São comunidades de vida, grupos de casais, movimentos familiares, pessoas comprometidas que, cada um a seu modo, procuram valorizar, defender e ajudar as famílias. No entanto, desde São João Paulo II, os papas nos alertam que nenhuma dessas iniciativas substitui a importância de uma Pastoral Familiar afetiva, efetiva e organizada.

Na Pastoral Familiar, a responsabilidade da evangelização das pessoas em seus relacionamentos familiares não está ligada a um carisma, mas à própria missão da comunidade paroquial, conduzida por um pastor – seu pároco ou vigário paroquial. Assim, é preciso uma Pastoral Familiar organizada e, como já lembramos em artigo anterior, entrosada com todos os outros movimentos, associações, comunidades de vida, que também cuidam de setores da vida familiar no território paroquial.

“Em toda diocese se requer uma Pastoral Familiar intensa e vigorosa para proclamar o Evangelho de Família, promover a cultura da vida e trabalhar para que os direitos das famílias sejam reconhecidos e respeitados” (Papa Bento XVI, V Conferência de Aparecida, 2007).

Sabemos que nenhuma organização garante, por si só, a concretização dos objetivos e metas estabelecidos pela ação evangelizadora, mas é certo que um mínimo de organização é fundamental para se caminhar com passos seguros e controláveis em direção ao atendimento às famílias.

A Comissão Nacional da Pastoral Familiar do Brasil (CNPF), organismo pertencente à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), propõe uma estrutura inicial concretizada na forma de comissão ou equipe paroquial e arquidiocesana. Tal estrutura é instrumento de que se serve a Igreja local para cumprir sua missão na ação evangelizadora, no acompanhamento, orientação, ajuda e apoio às famílias.As comissões ou equipes (paroquial e arquidiocesana) têm a função de refletir, animar, planejar e coordenar a Pastoral Familiar na paróquia ou arquidiocese.

Características

1. Acolher com amor e simplicidade todas as pessoas, casais, movimentos, serviços, instituições e organizações que trabalham em favor das famílias ou a promovam, na paróquia e na arquidiocese;

2. Animar, estimular e apoiar o trabalho de todos na Pastoral Familiar diocesana ou paroquial;

3. Estabelecer orientações e linhas comuns para a ação pastoral no território arquidiocesano e paroquial;

4. Servir de elo entre as diversas estruturas existentes: família-grupo-comunidade; comunidade-paróquia; paróquias-setores da diocese; pastorais, movimentos, associações.

Objetivos das comissões ou equipes

Arquidiocesana
Conhecer a realidade familiar por meio de estudos feitos a respeito da situação e das necessidades das famílias; fazer levantamento dos trabalhos que estão sendo realizados nas paróquias e na arquidiocese e ajudar a compor planejamento de ações (paroquial e arquidiocesano), para evitar conflitos de datas e atividades; refletir constantemente sobre a realidade familiar à luz do Evangelho e do magistério; promover a formação e capacitação de agentes da Pastoral Familiar e das famílias, entre outros. É responsabilidade do arcebispo, ou daquele a quem ele delegar, constituir a comissão arquidiocesana de Pastoral Familiar.

Paroquial
Coordenar e executar ação evangelizadora da Pastoral Familiar no território paroquial; organizá-la na paróquia e atingir, progressivamente, todas as comunidades; auxiliar as lideranças das comunidades para que elas possam animar a evangelização e o cuidado com as famílias no seu território; colaborar com o pároco no planejamento das ações evangelizadoras em favor da família e estabelecer prioridades, levando em consideração as diretrizes e orientações traçadas pela Igreja do Brasil (CNBB) e Arquidiocese. É responsabilidade do pároco ou administrador paroquial (ou o eclesiástico a quem delegar) constituir a comissão ou equipe paroquial de Pastoral Familiar, podendo contar com o apoio da comissão arquidiocesana.

Dom Moacir Silva Arantes
Bispo auxiliar de Goiânia